Moda & Beleza

Cuidado com os cabelos: conheça quais os sinais de alerta!

By  | 

A gente sabe que a rotina da pós-modernidade é uma loucura. Com isso, sobra pouco tempo para a gente cuidar da beleza. E as empresas investem cada dia mais em produtos para deixar a gente linda. E os cabelos? Muitas vezes esquecidos, os fios sofrem com a falta de tempo. Para quem tem cabelos longos a coisa fica ainda mais complicada. Então, conheça aqui 4 sinais de alerta para cuidado com os cabelos. Se você tiver qualquer um deles, nada está perdido, é só investir nestes produtos maravilhosos para dar um up no visual!

cuidados com os cabelos danificados

Antes de tudo, o que grande parte das pessoas não sabe é que o uso excessivo de chapinha, cremes ou procedimentos químicos podem causar danos aos fios e até ao couro cabeludo. Segundo a hair stylist e visagista Rosângela Rocha, proprietária do salão Maison Rocha, todos esses processos citados acabam camuflando as reais necessidades do cuidado com os cabelos e couro cabeludo. Sendo assim, ficam ainda mais danificados quando submetidos a procedimentos estéticos que garantes resultados instantâneos.

“Muitas pessoas procuram soluções rápidas e se preocupam mais com a aparência do cabelo do que com a saúde dos fios. Isso acaba virando um grande problema já que só percebem que os fios precisam de cuidados quando a sua estrutura já está bastante comprometida”, afirma. A especialista adverte sobre 4 sinais de alerta que indicam que é hora de cuidado com os cabelos:

Veja também  Antenor Bar e Restaurante: reduto da boêmia na Lapa!

cuidados com os cabelos danificados

EFEITO PALHA

Sabem quando os fios ficam opacos e sem brilho? Esse é um forte sinal de que os cabelos precisam de cuidados especiais. Realizar muitos processos químicos como relaxamento e descoloração ajuda a ampliar o efeito “palha” nos fios. Além de esteticamente feio, eles fiquem quebradiços. Para evitar o problema, é necessário um espaçamento de, no mínimo, 3 meses entre a realização dos procedimentos químicos; E pode investir na hidratação.

FRIZZ

São os famosos fios rebeldes, que insistem em arrepiar e tornarem difícil o penteado perfeito. A principal causa é o ressecamento dos fios. Então, caprichar na hidratação é fundamental para combater os arrepiadinhos. Usar máscaras à base de água e queratina pode ser uma ótima opção para recompor a estrutura dos fios e devolver a umidade a eles.

cuidados com os cabelos danificados

PONTAS DUPLAS

Alisamento, tintura e exposição ao sol, são algumas das causas que podem provocar a fragmentação dos fios, que geram as pontas duplas. A solução para esse problema é fazer uso do reparador de pontas à base de óleos. O óleo de Argan é ótimo para o cuidado com os cabelos, já que possui função nutritiva e mineral, que devolve o brilho dos fios. Adotar o protetor térmico para uso diário protege o cabelo contra o calor de secadores, babyliss, escovas rotativas e chapinhas, além de deixa-lo com aspecto hidratado. Um bom leave-in pode ajudar!

Veja também  Rihanna está voando mais alto!

QUEDA
Esse é o estágio mais grave e assustador. Preocupante, a queda sinaliza problemas, na maioria das vezes, no couro cabeludo. E podem sinalizar problemas mais graves no organismo.Não se trata apenas de cuidado com os cabelos, pois pode ser relacionada a questões médicas (hormonais ou vitamínicas). O ideal, quando se nota o problema, é procurar especialistas (médico e cabeleireiro) para diagnosticar a causa, para fazer o tratamento correto. Existem produtos no mercado que ajudam a amenizar a queda e potencializar a irrigação do couro cabeludo. Consulte o tricologista.

Mas sem drama! Todos esses problemas tem solução. Bons produtos e profissionais podem resolver o problema. E agora, vamos investir no cuidado com os cabelos.

E você? Qual sua receita para fios forte, bonitos e saudáveis?

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: