Lifestyle

Festa do Imigrante: Passeio cultural cheio de descobertas!

By  | 

A gente sabe que o Brasil é um lugares com mais variedades de etnias possíveis. Europeus, africanos, asiáticos e muito mais, desembarcaram no Brasil em busca de um futuro melhor. E aqui fizeram história e criaram laços familiares.  Para homenagear a cultura de mais de 50 nacionalidades, o Museu da Imigração, em São Paulo, realiza a 22ª edição da Festa do Imigrante.

festa do imigrante paella

O evento acontece nos dias 4, 10 e 11 de junho e resgata a herança e a história das comunidades de imigrantes e descendentes que compõem a identidade de São Paulo. Este ano, a festa conta com uma vasta programação de gastronomia, artesanato, dança, música, entre outras atividades para toda a família.

Tudo acontece em um prédio antigo, a Hospedaria dos Imigrantes do Brás. O local recebia aqueles que vinham de fora, fincar novas raízes em São Paulo. Era o ponto de partida de uma vida diferente, recheada de boas novas. Hoje, o local abriga o Museu da Imigração, responsável por propagar a memória de mais de 2,5 milhões de migrantes e imigrantes que chegaram a São Paulo, desde o final do século 19.

festa do imigrante fachada museu

Em três dias da Festa do Imigrante, serão 44 expositores de alimentação, 32 expositores de artesanato e 45 grupos de dança e música. O bacana disso tudo? Provar pratos típicos, conhecer a cultura de lugares distantes e ainda fazer compras muito legais para guardar na memória. E ainda dentro de um complexo de prédios históricos!

Durante a Festa do Imigrante, acontecem atividades que envolvem manifestações artísticas variadas. Entre elas, estão os workshops de dança, com iniciação a diferentes ritmos estrangeiros, como polca paraguaia, danças coreanas, russas, gregas etc. As oficinas de artesanato ensinarão os visitantes a fazer origamis, matrioskas (bonecas russas) em patchwork, Marguciai (pintura em ovos típica da Lituânia), bordado da Madeira entre outros.

festa do imigrante oficina de dança

E se o seu talento não está nas artes, que tal tentar a cozinha. O evento traz o projeto “Sabor Paulista”, que oferece oficinas abertas de culinária, ministradas pelas comunidades de imigrantes. São diversas receitas deliciosas, que serão ensinadas ao vivo. Nem o MasterChef é tão gostoso!

E claro que a criançada não fica de fora. Além de espaço com jogos  brincadeiras, os pequenos também podem aproveitar o espaço “Faz e Conta”, com contações de histórias do mundo. As apresentações acontecem nos três dias de eventos, sempre às 12h e às 15h.

festa do imigrante fachada nova museu

Os ingressos para a Festa do Imigrante custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). A bilheteria funciona até 17h, mas o evento ocorre das 10h às 18h. Para saber mais, acesse o site do Museu.

Quer um passeio cultural, divertido e gostoso? Achou!

Vai Lá: Museu da Imigração – Festa do Imigrante/ Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br

Veja aqui dicas para fazer a melhor festa na sua casa!

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: