Lifestyle

Hora do Lanche: conheça o poder das frutas e castanhas

By  | 

Em era de academia e Instagram com corpos sarados manter a forma não é fácil. E para ajudar, a rotina acelerada atrapalha tudo. Então, o que fazer na hora do lanche? Quais as escolhas que podem matar a fome, com muito sabor e ainda alimentando o corpo? A dica é unir frutas, sementes e castanhas na alimentação. São itens fáceis de encontrar e de carregar e podem ser usados combinados, em um mix bem saboroso ao seu gosto. Ou ainda, para incrementar as receitas do cotidiano.

mix de castanhas para a hora do lanche saudável

Segundo a nutricionista Klara Rahmann, consultora da EnovaFoods, combinar esses alimentos na hora do lanche é uma estratégia muito vantajosa. “Cada um desses ingredientes tem nutrientes específicos, que quando combinados, fornecem uma gama mais ampla de benefícios ao corpo, devido a composição mais completa em macronutrientes – proteínas, carboidratos e gorduras boas – e micronutrientes – vitaminas, minerais e agentes naturais antioxidantes e antiinflamatórios – agregando assim, maior valor nutricional, além de aumentarem a sensação de saciedade”, explica.

Além disso, as oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, amendoim e outras – fornecem um balanço de gorduras boas e proteínas essenciais ao organismo. Já as frutas secas, devido ao processo de desidratação, concentram o açúcar natural e são carregadas de micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e antioxidantes. E matam o desejo do docinho na hora do lanche. Conheçam os benefícios desta combinação.

Veja também  Opções de lazer perto de São Paulo para passar o dia!

mix de castanhas para a hora do lanche saudável

Trazem saciedade
Castanhas são ricas em fibras, gorduras boas e possuem alto teor proteico, fazendo com que aumente o estímulo da saciedade. Essa composição de nutrientes ajuda a controlar a velocidade da absorção do açúcar no sangue, o que também reforça o prolongamento da sensação de saciedade.

Ricas em fibras, vitaminas e minerais
As frutas secas contêm muitas fibras e fornecem ao organismo minerais, vitaminas e fitonutrientes essenciais, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Ainda estão altamente associados à prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, diabetes e doenças cérebro-degenerativas. Durante o processo de extração da água nas frutas, os microelementos se concentram do interior para fora. As oleaginosas também possuem nutrientes essenciais. Oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes

mix de frutas secas para a hora do lanche saudável

Fonte de energia imediata
Sementes e castanhas são boas fontes de proteína vegetal e gorduras monoinsaturadas. Por conterem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse, também melhoram a memória e a produção de energia. São perfeitas para a hora do lanche no trabalho. A semente de abóbora, por exemplo, possui triptofano, um aminoácido que pode ajudar a regular o sono. (veja dicas de alimentos para melhorar o sono!)

Veja também  Receita Junina: conheça os benefícios da tapioca

Doce saudável
Por causa do processo de desidratação, as frutas secas acabam concentrando mais nutrientes, como minerais e vitaminas. Além disso, concentram também açúcares naturais da própria fruta, o que faz ampliar o paladar mais doce. Ou seja, elas podem ser boas opções de sobremesa ao mesmo tempo em que trazem valor nutricional. E ajudam bastante a controlar a vontade de beliscar um docinho na hora do lanche.

Agora que você conhece mais dessas aliadas, que tal incluir na sua alimentação essa mistura poderosa?

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: