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Influenciadoras Digitais: o que faz o poder na rede?

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Elas postam um look, incluindo os nomes da loja e já partem pra próxima. Do outro lado da tela uma jovem vê, curte e, provavelmente, irá consumir. Isso é um exemplo da nova forma de publicidade que está se tornando mania e virou a queridinha das marcas de moda. Influenciadoras digitais, como essas novas celebridades se chamam, estão substituindo os famosos quando se trata de fazer propagandas das marcas.

influenciadoras digitais de moda marina

Existe várias razões para isso. Começando pelo fato de que é mais fácil, na maioria das vezes, se identificar com uma menina que posta seus looks no Instagram do que com uma campanha. O visual super montado, estrelando uma atriz milionária ou uma modelo de medidas irreais pode afastar o público. Por outro lado, uma menina desconhecida vestindo um look montado por ela pode ser bem mais real. Agora são as influenciadoras digitais que ditam a moda para os millennials!

Há exceções, claro, como a atriz Marina Ruy Barbosa. Com mais de 19 milhões de seguidores, ela é a única famosinha que bomba nas redes. Mas, a maioria das meninas vieram do vácuo mesmo e tão causando muito! Uma parte desse sucesso se deve a viralização de conteúdo online. Basta que alguém goste e comece a compartilhar um vídeo ou look para que as redes sociais incentivem a propagação desse conteúdo (afinal essas empresas também ganham com isso). E aí, começa uma enxurrada de likes, curtidas, seguidores e comentários. Números que são uma moeda forte no cenário atual, onde marketing digital dita as regras e as marcas querem buscar novos consumidores.

influenciadoras digitais de moda camila coutinho

Um dos maiores exemplos é a pernambucana Camila Coutinho. Há 11 anos, ela criou um blog e do nada ele ganhou atenção. De lá pra cá, ela conquistou mais de 2 milhões de seguidores no Instagram. De acordo com o site signature9, seu blog é um dos mais influentes do mundo. No Twitter são 255 mil seguidores e no YouTube são 269 mil inscritos. Rainha, né mores?

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Todo esse poder fez com que marcas como a sapataria americana Jimmy Choo (que fazem sapatos super caros e luxuosos), a linha de cabelos Pantene e a companhia de computadores HP a contratassem para campanhas que são expostas no Instagram e em todas as suas redes sociais. Camila gera tanta atenção, mas tanta atenção, que a Riachuelo a chamou para fazer uma linha de roupas inspiradas em suas viagens como blogueira. Tudo isso acontece porque ela tem seguidores que amam muito ela, comentando e dando chuva de likes nos posts.

influenciadoras digitais de moda camila coelho

E os exemplos não param nela. Outra Camila, a Coelho, ganhou projeção no universo da beleza em 2010, quando começou uma série de vídeos de maquiagem no You Tube. Mineira, morando em Nova Iorque, a menina bonita e tímida resolveu postar vídeos de tutoriais. A intenção era conseguir mostrar o que sabia fazer e conseguir novos trabalhos. Abriu um blog, o Super Vaidosa e, de repente, se viu no centro da fama com milhares de fiéis leitoras e espectadoras. Todas querendo copiar o estilo de suas maquiagens. Logo o mercado engoliu a moça, que figura em campanhas e faz parcerias com diversas marcas. Aos 29 anos ela tem números impressionantes em suas redes sociais e não para de crescer.

Entre as influenciadoras digitais um nome se destaca. O da blogueira Thassia Naves, que virou referência mundial em moda e estilo. A garota começou na hora certa, no momento do boom dos blogs de moda e se tornou uma das mais requisitadas quando o assunto é moda. Em um cenário atual de queda da publicidade em blogs e de marcas de moda cortando custos em publicidade, ela mantém seu ritmo e não deixa a peteca cair. É só dar uma olhada em seus números para dizer que ela alcançou o sucesso.

influenciadoras digitais de moda thassia naves

Dá para fazer uma lista interminável de nomes que estão ganhando a atenção na internet. E apesar das polêmicas envolvendo os publiposts não sinalizados e da propaganda velada (nem sempre adequada ou verdadeira), elas são uma realidade dos novos tempos. Mas o que faz o sucesso? É uma mistura insana, que ainda não foi plenamente decodificada pelo mercado. Um dos fatos que chama a atenção está no estilo de vida propagado por essas mulheres.

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Viajar, ter uma vida de glamour, vestir-se bem, conhecer bons lugares e trabalhar com o que ama. Isso seduz os jovens mais do que nunca. Hoje, o padrão de sucesso vem mudando e a satisfação pessoal é algo de extrema importância para os millenials. E essa imagem é entregue pelas influenciadoras digitais!

Mas o mercado já mudou e, vai mudar ainda mais. Aos poucos a imagem de sucesso das influenciadoras digitais passa a dar lugar para a credibilidade. As pessoas desejam informações verdadeiras, de personagens reais. Aos poucos, o consumo começa a mudar. A diversidade de gostos e de necessidades cria nichos específicos na era dos millenials, que querem produtos que atendam suas expectativas. Ganha a relevância de pessoas que falam para públicos específicos. E a forma dessa galera se comunicar é, massivamente, a internet e as relações construídas na rede. Daí a importância das influenciadoras digitais.

Então, como millennials (se você não tem ideia do que isso significa, pode ler mais sobre isso aqui ) usam cada vez mais a internet, seja para compras online, dicas de estilo ou viagens, as digital influencers aproveitam isso para trabalhar com marcas e empresas, fazendo colaborações e campanhas. É um círculo, em que elas chamam a atenção dos jovens para elas ao mesmo tempo em que trabalham com empresas que buscam a presença na internet. E é assim que o business funciona em 2017. Fica a dica, migas!

E você? Quais as influenciadoras digitais que você gosta?

Por Isabelle Pessoa Barbosa

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

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