Moda & Beleza

Joop Le Bain: Um clássico da perfumaria alemã!

By  | 

Um clássico da perfumaria lançado em 1989. Joop Le Bain é um daqueles perfumes eternos. A casa alemã (se escreve Joop!) investiu em uma mistura provocante, quase perigosa, para criar uma essência única. E o resultado agrada aos que gostam de perfumes marcantes e encorpados há mais de uma década.

joop le bain perfume unissex

Não se engane com o nome desta fragrância. Le bain (que significa “o banho”) está longe de ser um perfume com cheirinho de sabonete. Sua primeira impressão pode lembrar ligeiramente o aroma de talco, evocando pureza. Alguns acham que ele tem um cheiro metálico, que lembra remédios. Isso é resultado dos seus acordes aldeídicos.

Muito usado na perfumaria clássica (Chanel 5 foi um dos pioneiros nos aldeídicos), são perfumes que tendem a ter esse cheiro mais marcante, que nos lembra um pouco o passado (quase um aroma de vó). Isso se deve ao fato de terem sido muito usados nas décadas de 70 e 80, em vários perfumes. E Joop Le Bain, apesar de ter nascido no fim dos 80, soube repaginar este acorde de maneira interessante.

A grande chave desta fragrância está na combinação equilibrada com componentes mais suaves e carinhosos, como a flor de laranjeira e a baunilha. Essas essências ao lado da bergamota e limão dão uma saída poderosa para Joop Le Bain. Na primeira borrifada ele pode assustar, pois invade o ambiente e as narinas sem pedir licença. Algo que não se espera de um perfume que evoca o banho, com frasco e caixas tão simples e neutros.

joop le bain perfume unissex

E então, depois da primeira hora, o perfume evolui de forma fantástica. Ele assume uma tendência floral oriental, onde o destaque são das rosas, lírios e jasmins. Aos poucos, um leve incensado começa a se misturar ao cheiro de madeira queimada, criando um fundo que permanece na pele com personalidade, envolto na cremosidade da baunilha com um toque diferenciado de açúcar queimado.

É um perfume doce e, para quem prefere aromas mais discretos, deve ser usado com moderação ou em dias mais frios. A projeção é muito boa nas primeira horas, mas com o tempo tende a ir acalmando. No entanto, não se engane. Joop Le Bain está lá e permanece na pele por até 10 horas. Mais rente, mas ainda com personalidade. É um perfume exótico, envolvente, que pode ser perfeitamente usado por homens e mulheres. Um banho de ousadia e originalidade!

Notas:
Saída: Aldeídos, Flor de Laranjeira, Bergamota e Limão.
Coração: Sândalo, Jasmim, Lírio-do-Vale, Cedro e Rosa.
Fundo: Fava Tonka, Âmbar, Patchouli, Almíscar e Baunilha.
Preço médio: R$ 99 (40 ml)

Agora é só tomar seu banho e finalizar com esse clássico da perfumaria!

Pele perfeita? A gente ensina os usos de cada produto!

 

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: