Moda & Beleza

Lábios ressecados? Veja dicas para lidar com o problema!

By  | 

Quem não gosta de ter lábios provocantes e bonitos? A gente sabe como é chato quando eles ficam ressecados, rachados e até descamando. Além de prejudicar o visual, o incômodo dos lábios ressecados é imenso. Mas cuidar dos lábios pode ser mais fácil do que aprece! Reunimos aqui as dicas da dermatologista Claudia Marçal, da Clínica Espaço Cariz, para deixar a região bonita e saudável. Aprenda!

lábios ressecados dicas de cuidado

Antes de tudo é preciso entender que se trata de uma região extremamente delicada, de pele fina, formada por uma semimucosa: uma transição da mucosa oral para a pele estratificada que nós temos ao redor dos lábios, uma região que é amplamente agredida. “Além de usarmos muito movimento da musculatura, a pele oral entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosméticos. Batons nem sempre têm pigmentos naturais e contêm conservantes estabilizantes que são altamente alergênicos” – explica a médica.

Segundo a dermatologista, os lábios tendem a ser mais ou menos ressecados e isso depende muito das características de cada um. Quanto mais clara for a pessoa, mais tendência a ter os lábios delicados e sensíveis ao sol e ao frio ela terá. Esses dois agressores são os principais responsáveis pelo envelhecimento da região dos lábios.

como curar os lábios rachados

Queimaduras de sol

A queimadura causada pelo sol muda a estrutura celular. Com isso, o lábio também começa a ficar mais ressecado, descamativo, com surgimento de fissuras e rachaduras”. A profissional alerta que um dos cânceres mais comuns na região da face começa nos lábios. Por isso, use protetor solar específico para a região.

Veja também  Cabelos Coloridos em segundos? Descura o Retok Fantasy

Queimaduras de frio

O frio causa um tipo de queimadura por desidratação. Nesse caso, essa queimadura não tem um potencial carcinogênico como a do sol. Durante o inverno, há uma diminuição da produção natural das glândulas que lubrificam a região, então existe um maior ressecamento. A pele fica realmente menos hidratada e lubrificada, com a área mais atrófica e o resultado são lábios ressecados.

Como tratar e se proteger

Por prevenção, o recomendado é fazer uma hidratação constante e frequente (como a da pele), com formulações ricas em vitaminas e antioxidantes. “Usar hidratantes à base de aveia coloidal, vitamina E, pró-vitamina B5, glicerina, de manteigas de karité, de óleos como o de girassol, óleo de macadâmia, a própria presença de zinco, cobre, manganês, magnésio que auxiliam no processo de cicatrização, devem estar presentes nas formulações”, afirma a dermatologista.

labios ressecados aplicando lip balm

Outra dica é evitar passar a língua na região dos lábios, o que provoca uma diminuição do pH, já que a saliva tem pH mais ácido e piorando os lábios ressecados.

Os filtros solares específicos para a região são importantes também para evitar que haja formação do herpes pela exposição ao sol. O ressecamento que leva a descamação abre uma possível porta para infecções bacterianas. Mudanças bruscas de temperatura e a falta de hidratação também podem ajudar a “quebrar” a barreira cutânea da região. O que torna os lábios ressecados um convite para as bactérias da boca e do ar.

Veja também  Conheça 5 endereços secretos de São Paulo!

Nos períodos frios, o hidratante deve ser usado de duas a três vezes ao dia. Você pode optar pela escolha de batons que sejam de marcas conhecidas com uma rotulagem hipoalergênica, testados dermatologicamente, e com fórmulas modernas. Agora, se você tem o lábio muito sensível, vai ter que apelar para hidrantes poderosos para a região. Esses produtos tem um certo poder oclusivo, como os fosfolipídeos. Eles fazem com que haja a formação de manto sobre a região, evitando a desidratação e a agressão dos fatores ambientais.

Quando há ressecamento, nunca remova as ‘pelinhas’, nem faça esfoliação na região dos lábios com grânulos agressivos. Outro item para ficar de olho é o cigarro. Além de poder causar alergia, ele diminui a irrigação local, provoca degradação do colágeno e dá origem às rugas ao redor dos lábios. Então, fique longe!

Viu só como ter lábios bonitos é fácil? Agora você pode investir no carão sem medo de ser feliz!

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: