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Millennials: os hábitos de consumo da nova geração!

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Os millennials, geração que nasceu conectada e rodeada de tecnologia, é única quando comparada com suas antecessoras. Jovens que cresceram sob o mantra de “sigam seus sonhos” estão revolucionando o universo do retail de moda. Aos poucos vão tirando o sono das grandes fashion brands, desde que tornaram seus principais consumidores. Geração do incômodo mesmo, né? Mas o que leva os millennials a, literalmente, abrir a carteira?

Também conhecidos como a “geração Y”, os jovens entre 18 e 35 anos, tem um “attention gap” igual ao de um peixe dourado. Ou seja, uma dificuldade imensa de prestar atenção e memorizar as coisas. Perdem o interesse com muita facilidade. O que faz com que as marcas precisem estar em atualização constante para se manter em evidência.

Além disso, os millennials são considerados a primeira geração das últimas décadas a ter a expectativa de poder aquisitivo menor do que seus antecessores. Chato, né? Mas foi isso que os obrigou a aprender a comprar de forma inteligente.

Mas afinal, o que isso significa? Significa que, ao contrário das gerações anteriores, os jovens de hoje vão pensar duas vezes antes de consumir uma roupinha só porque ela é fofa. Eles vão levar mil coisas em consideração antes de abrirem suas carteiras. Algumas, mais do que outras.

A LIM College de Nova York divulgou uma pesquisa que afirma que o que realmente leva a maioria dos millennials a comprar determinado produto é a sua exclusividade e novidade. Segundo um professor da universidade, os jovens consumidores “se consideram um ‘mercado de um’ e querem ter algo exclusivo que não esteja imediatamente disponível para outros. Eles querem montar seu look de seu jeito próprio e autentico”. Ousado, certo?

Para a geração mais bombada do momento a exclusividade de determinado produto é mais importante do que a marca que ele carrega. Há ainda a opinião dos tão famosos influenciadores digitais sobre o produto. Mas claro que isso não significa que as queridas blogueiras não possuem seu poder. Como vocês podem ver aqui , elas ainda exercem uma grande força sobre a geração atual. E isso não deve mudar tão cedo!

millennials hábitos de consumo burberry 2017

E você lembra que falamos que os millennials gostam mesmo é de uma novidade? Um bom exemplo de como isso influenciou o mercado de moda é como as grandes marcas passaram a adotar o modelo “see now, buy now”. O sistema disponibiliza para compra as peças fresquinhas da passarela (você pode entender mais sobre o impacto disso aqui). Quem fez isso, por exemplo, foi a Burberry, no seu desfile 2017, em Londres. Mais exclusivo que isso, só assaltando backstage antes do show, né?

Outra característica marcante dessa geração é seu engajamento político. É claro que isso vai influenciar o universo da moda. Até porque, a moda nada mais é do que uma forma de expressão. Ela sempre andou lado a lado com os grandes marcos políticos e econômicos da história mundial. Pense o New Look (Dior), por exemplo, que serviu como anúncio do fim das vacas magras. pós-guerra em 1947.

millennials hábitos de consumo desfile dior 2016

Por isso, a politização do público jovem é (ainda bem!) outro fator que está mudando o mercado fashion. É cada vez mais comum presenciar grandes e pequenas marcas assumindo e transmitindo posicionamentos políticos. E isso acontece através de seus produtos e campanhas. Quantas pessoas você conhece que torceram o nariz para a campanha fluida do Verão Feminino 2016 da Louis Vuitton estrelando ninguém menos que Jaden Smith?

millennials hábitos de consumo jaden smith para lv

E, se depender dessa galera, não são apenas as questões de gênero, como a fluidez e o empoderamento feminino, que dão o tom do futuro da moda. A preocupação com o impacto social é uma das coisas mais importantes para os millennials na hora de gastar seu dinheirinho. A sustentabilidade, a consciência e a ética na hora de produzir e comprar é uma discussão que, volta e meia, aparece entre os jovens. E também já tem seu impacto (e que impacto!) no universo fashion.

Hoje, movimentos ligados a conscientização e a divulgação do consumo irresponsável estão ganhando força.  Um exemplo é o documentário “The True Cost , que deixa as coisas mais difíceis para as grandes fast fashion’s que escolhem ignorar as mudanças no cenário sócio-político mundial. Da até pra entender a falta de sono dos CEO’s agora, né?

millennials hábitos de consumo true cost movie

Se você quer provas concretas desse movimento é só reparar no aumento das peças artesanais. Feitas em pequena escala e com exclusividade ganham muitos adeptos. E cada vez mais as pessoas estão buscando os brechós e o upcycling de peças antigas como opção. Afinal, todo mundo tem aquela jaqueta preferida velhona, que só precisa de um bom trato pra voltar pra balada, né?

E você? Com o que você se importa mais na hora de gastar seu precioso dinheirinho? Conta pra gente!

por Mariana Feijó

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

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