Cultura POP

MPB em Cena: Paralamas do Sucesso no teatro!

By  | 

Talvez uma das bandas mais icônicas dos anos 80, Os Paralamas do Sucesso vão ganhar os palcos. Mas dessa vez em um musical, feito em cima dos maiores sucessos da banda. O projeto MPB em Cena, capitaneado pelo diretor Isser Korik, vai revisitar a obra deste símbolo do rock nacional em um espetáculo cheio de energia e que exalta a história da música nacional.

paralamas do sucesso projeto mpb em cena

Para entender melhor o processo de concepção envolvido por traz de todo o projeto, conversamos com Isser. Ele é o criador do projeto, que visa enaltecer a música brasileira em espetáculos teatrais. “A música brasileira é muito rica, temos grandes letristas. Internacionalmente nossa sonoridade é muito valorizada, mas sempre achei que faltava trabalhar melhor o lado das nossas letras. Temos canções muito bonitas” – afirma.

É daí que nasceu o MPB em Cena, com a intenção de colocar nos palcos nomes da nossa música, por meio da linguagem teatral. O primeiro escolhido foi Ivan Lins, que foi homenageado em 2014. “Ivan Lins é um grande talento brasileiro, mas que é mais reconhecido lá fora do que aqui. Eu quis trazer um pouco dessa musicalidade dos anos 60, revelando um outro Brasil, outro momento histórico”.

Segundo Isser, o MPB em Cena não se trata de um teatro musical convencional. “Não contamos uma história em cima das músicas da banda. Fazemos o caminho inverso. Estudamos as letras, seu significado, sua importância e o momento histórico para só então darmos uma interpretação para elas. A canção ganha uma interpretação teatral, que não precisa estar inseria em uma grande história, como nos musicais da Broadway” – explica.

A escolha dos Paralamas aconteceu pela representatividade do grupo. “Era um momento político diferente, em que a banda se colocava, como uma voz dos jovens. Hoje, a energia que vivemos é muito parecida, como está o país e a juventude. ” A importância do grupo para a formação da cena musical também pesou na escolha: “Eram grandes sucessos, músicas marcantes, que envolviam perdas, angústias de uma época. Eles foram os primeiros a trazer o reggae para o pop rock”.

Veja também  Como cuidar da barba: 5 dicas essenciais!

A montagem terá acabamento típico das produções de Teatro Musical e exaltará a riqueza das letras de músicas como “Meu Erro”, “Óculos” e “Lanterna dos Afogados”, entre outros hits da banda. Para o diretor, a canção preferida é “Quase um Segundo”, pela sua musicalidade e composição. Os arranjos serão feitos de acordo com a interpretação e potencia vocal do elenco.

Uma das principais novidades do MPB em Cena está em na seleção de atores. Serão oito deles em cena. Quatro serão definidos pelo diretor e outros quatro vão ser escolhidos após uma oficina de teatro musical. Os participantes terão aulas de interpretação, canto e expressão corporal. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site. Os participantes terão aulas com os diretores Isser Korik e Fezu Duarte, com a coreógrafa Vanessa Guillen e com o diretor musical Paulo Nogueira. Todos os profissionais envolvidos tem vasta experiência em teatro musical.

“A oficina surgiu do desejo de criar coisas bonitas, trocar ideias. O elenco vai sair de uma imersão profunda, vai vivenciar a montagem do espetáculo. É mais do que uma simples seleção de atores, eles vão fazer parte de toda a concepção, do processo criativo mesmo” – define Isser.

paralamas do sucesso projeto mpb em cena

E quem deseja entrar no mundo dos musicais, essa é uma grande oportunidade. Isser é enfático em dizer que um bom ator pode interpretar todos os gêneros. E que ele não busca por cantores ou dançarinos perfeitos. “Queremos aquela pessoa que faça as coisas com paixão. Que saiba interpretar a dança e música com coração.”

Para o diretor o teatro musical no Brasil está amadurecendo e ganhando público. “Passamos por um período de invasão de produções estrangeiras. Tinha muita coisa boa lá fora, que já era sucesso. Então, quando chegaram aqui já tinha uma fórmula, e já faziam sucesso. Isso foi fundamental para conquistar o público. No entanto, o Brasil tem coisas incríveis para explorar no teatro musical. Tim Maia e Elis Regina são exemplos da nossa força nessa área. Acho que chegou a hora do país usar sua música nos palcos”.

Veja também  Dia do Noivo: Conheça a nova mania dos rapazes!

paralamas do sucesso projeto mpb em cena

Isser tem uma história com musicais. Apesar de sua forte atuação em comédias – é dele a direção de “O Empréstimo”, atualmente em cartaz, com Leonardo Miggiorin – foi parceiro da dupla de ouro dos musicais Moeller e Botelho por muito tempo. “O trabalho deles é incrível. Eles realizaram grandes montagens no Brasil e são os grandes responsáveis por este gênero ter ganhado o grande público”. Entre seus favoritos, destaca “O Despertar da Primavera”(2009), do alemão Frank Wedekind.

Quando fala de seu trabalho, Isser revela um sonho: trabalhar Shakesperare de forma popular. “Quero atingir mais pessoas. O teatro é a arte que precisa do público. Sem o público o teatro não acontece. Por isso, acho que o teatro tem que ter diversão e entretenimento.” E a dica para quem quer iniciar no teatro é procurar por peças agradáveis. “A comédia é, com certeza, uma porta de entrada para o público se familiarizar com o teatro”. E para os pequenos, uma montagem infantil correta. “Sou contra peças infantis que não prezam por qualidade e que subestimam as crianças. Afinal, elas são a platéia do futuro, certo?”

Bem, se depender do trabalho do MPB em Cena, o teatro brasileiro (e a música) prometem ganhar boas memórias. Afinal, é por meio do resgate de nosso passado e de nossas referências que podemos mudar o futuro!

O musical “Paralamas em Cena” tem estreia prevista para 06 de setembro de 2017, no Teatro Folha. A Oficina de Teatro Musical acontece de 05 de junho a 30 de agosto de 2017, às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 22h30. Os quatro artistas selecionados para o elenco principal da montagem “Paralamas em Cena” serão anunciados no dia 23 de agosto de 2017.

 

Não dá para perder! Conta para a gente qual seu hit preferido dos Paralamas do Sucesso!

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: