Cultura POP

O Monstro: confira um livro de fantasia diferente de tudo!

By  | 

O jornalista Guss de Lucca sempre teve o desejo de escrever um livro. Apaixonado por estórias e pela história (ele também é historiador) resolveu se lançar no mercado de livros de fantasia. Mas não pense que aqui você vai encontrar elfos, orcs e anões. O mundo criado por Guss para “O Monstro” é bem mais real e, por isso mesmo, bem mais fantástico.

o monstro livro guss de lucca

A trama do livro é simples. Trate-se de uma fantasia, onde três adolescentes encontram corpos de animais mortos por uma possível criatura. Para provar seu valor frente aos adultos de sua aldeia, os jovens se lançam em uma caçada para desvendar o mistério. E onde fica o grande trunfo do autor? Na simplicidade. Em “O Monstro”, menos é mais. E não pense que isso significa algo menos interessante ou enfadonho. Ao criar um lugar diferente de tudo para “O Monstro” sem apelar aos clichês da tão aclamada literatura de fantasia, Guss consegue fisgar o leitor.

Outro ponto forte está na narrativa objetiva de Lucca. Como ele mesmo diz no seu projeto, ele não pretendia criar uma trilogia ou escrever um livro de 800 páginas, com capítulos intermináveis. Ele queria um livro com uma boa estória, direto, mas ainda assim muito envolvente. E ele conseguiu!

Veja também  E-commerce: um guia de compras na tela do celular

o monstro livro guss de lucca

Parte de seu sucesso também está nos personagens. Os três adolescentes, filhos de agricultores, tem uma vida bem trivial. Um dia a dia que envolve tarefas, angústias e pressões de qualquer adolescente. Não estamos falando de pessoas com super poderes ou dotadas de grandes habilidade, mas sim de seres-humanos. Ainda assim, não pense que “O Monstro” abandona o fantástico. O universo criado pelo autor, que inclui até um mapa e glossário, ajuda a deixar o clima em alta.

Se você gosta de livros que tem bom ritmo, achou. Aqui, os diálogos rápidos, diretos e breves ajudam a dar dinâmica para a leitura. E os capítulos com poucas páginas deixam “O Monstro” bem mais fácil de ler. é O tipo de livro para se consumir de uma só vez. (aqui você conhece outras obras clássicas da fantasia)

A experiência do autor com o RPG (Role Playing Games) fica evidente no desenrolar da trama. A forma de contar a estória, bem como os termos e personagens de “O Monstro” evidenciam um gosto pela imaginação e por aventura. Entre os três adolescentes, Augustus é, de longe o que tem mais profundidade e que deve agradar ao público.

Veja também  Dança do Ventre: saiba mais sobre essa arte milenar em livro

o monstro livro guss de lucca

É impossível deixar de falar do projeto gráfico do livro, assinado por Marina Avila e pelas maravilhosas ilustrações feitas por Marcio Alessandri. Isso faz toda a diferença na ambientação de “O Monstro”. Aliás, um fato curioso sobre a obra é que ela foi publicada inteiramente com recursos obtidos no site Catarse. Aliás, para os grandes apoiadores do livro, Guss disponibilizou as ilustrações originais de Marcio. Um presentão, não é mesmo?

O Monstro é uma agradável surpresa na literatura de fantasia brasileira. Guss de Lucca precisa continuar exercitando mais e mais seu talento para escrita. E que a gente possa mergulhar em mais estórias autorais e originais como essa. Vale conhecer. O livro pode ser adquirido aqui e custa R$ 35.

E aí? Tá preparado para a caçada de “O Monstro”?

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: