Cultura POP

O que é Cultura Pop?

By  | 

Segundo o professor, a cultura pop foi emanada dos meios de comunicação em uma tentativa de dialogar com a arte erudita, desde a pintura e a escultura até a música, a dança e a literatura. “É uma representação artística que tem grande difusão na mídia e que aspira atingir um público cada vez maior”, afirma o especialista. Apesar disso, ela não deve ser confundida com a cultura de massa. “É um estágio posterior. A pop já faz parte do universo das mídias individuais ou em rede. Essa individualidade, que tem um cunho massivo – e não de massa -, se refaz por meio de diferentes combinações que cada indivíduo ou consumidor é capaz de criar como novidade”, explica Gelson Santana Penha, professor do curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi-Morumbi.

Gelson esclarece que a cultura pop nasce em meio à explosão do consumo individual “e apaga as diferenças entre imagem e realidade, reprodução e original”. É por essa razão, por exemplo, que o cantor Michael Jackson pode ser considerado um ícone da cultura pop. “Ele não é um exemplo para ninguém, isto é, ele tinha um tipo de existência que estava mesmo na ‘Terra do Nunca’, no plano da imaginação, da fantasia. E o pop é exatamente isso: ele é muito mais consumido do que vivido; é a arte dialogando com o consumo sem pudor”, afirma Martin Feijó. Dentro desse contexto, outra importante característica da cultura pop é a de que ela alimenta produtos voltados para um público essencialmente jovem, exercendo influência sobre ele, principalmente na moda e no estilo. “Quando surgiu o grupo The Who, nos anos 60, houve um movimento de estilo de roupas coloridas e calças justas, que é um tipo de estética que influenciou muito os jovens daquela época”, lembra o professor.

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: