Cultura POP

São Paulo Econômica: passeios gratuitos nas férias!

By  | 

Quem nunca escutou que São Paulo é a cidade que nunca pára? A capital escolhida para estudar e trabalhar, e consequentemente, ganhar dinheiro também serve para passear. Além da vida noturna agitada, São Paulo pode ser uma ótima opção de lazer durante as férias. E com dicas para quem quer conhecer lugares novos gastando pouco. Sem preguiça nas férias, que tal conhecer melhor a capital mais bombada do Brasil? Vem ver nossas dicas de São Paulo Econômica!

Invenções da Mulher Moderna: para além de Anita e Tarsila

Esqueça a cantora Anitta! Está em cartaz até o 20/08, uma exposição de curadoria de Paulo Herkenhoff, no belíssimo Instituo Tomie Ohtake, em Pinheiros. A mostra traz grandes nomes de mulheres da arte brasileira, que desafiaram padrões e ordens, dos séculos 19 e 20. Nomes desconhecidos do grande público, mas que realizaram trabalhos importantes para nossa arte. Tem pintura, escultura e até arquitetura. É incrível!

É o tipo de expo que nos faz repensar o papel da mulher na sociedade em que vivemos. Depois de tantos anos escondidas nos livros como amantes ou simples coadjuvantes dos homens, esses nomes tem cada vez mais ocupado seu espaço. Vale a pena conhecer suas fantásticas obras. A mostra rola de terça a domingo, das 11 às 20h, com entrada gratuita às terças. É São Paulo econômica para todo mundo!

Uma dica: o Instituto tem café e restaurante bem legais. Um teatro cheio de peças legais e o bairro de Pinheiros (perto da Vila Madalena) pode garantir um passeio divertido em barzinhos ou até comidinhas legais. Vale conhecer!

são paulo econômica divas divinas

Divas Divinas

E viva a diversidade! Produzido e dirigido por Leandra leal, um grande nome do cenário artístico brasileiro, Divas Divinas é um documentário nacional. Estrelado por travestis que fizeram nome nos anos 60, no Teatro Rival (que era dirigido pelo avô de Leandra) essas personagens encantam. O longa de 110 minutos, que possui intenso afeto, retrata um reencontro dessas divas em 2014. Uma conversa cheia de memórias de uma geração que revolucionou e desafiou a moral dos anos de chumbo.

É um passeio essencial para os dias atuais, onde a grande onda conservadora cresce e ainda temos muito o que progredir como sociedade. Em cartaz, de segunda à domingo, às 20h20 no Caixa Belas Artes. Aliás, o cinema, que é um dos símbolos culturais de Sampa, ainda conta com um público descolado. Rola até uma paquera na entrada! A meia-entrada sai por R$6, e inteira no valor de R$12. Confira aqui mais programações bacanudas de filmes que você só encontra lá. Que tal fazer uma maratona de filmes?

são paulo econômica terezinha soares

Wanda Pimentel e Terezinha Soares

Quem quer uma São Paulo econômica e cultural precisa conhecer o MASP. O prédio do Museu, cravado na Avenida Paulista, é um dos marcos da cidade. As exposições que rolam no MASP (Museu de Arte de São Paulo), “Quem tem medo de Terezinha Soares?” e “Wanda Pimentel: envolvimentos” são imperdíveis. As duas mostram obras dessas grandes mulheres das décadas de 60 e 70, contando com um acervo de 60 obras. São gravuras, pinturas, cartazes, relevos e objetivos de Terezinha.  Já Wanda mostra 27 pinturas da série envolvimentos.

são paulo econômica wanda pimentel

Terezinha trabalha com o erotismo, as relações do corpo com os costumes morais, e fica em cartaz até 06/08. Wanda compõe sua obra com frames do corpo feminino. Ela mostra o abstrato e geométrico em contraste com a representação do contemporâneo, falando do cotidiano e fica em cartaz até 17/09. Não pode perder, hein? Aproveite para dar uma voltinha na Avenida mais movimentada da capital e conferir tudo que rola nos arredores. Dá para ir de bike e, se for domingo, ainda curtir um passeio na avenida fechada. Clique aqui para mais programações.

Agora, você quer mesmo sair da cidade e curtir o frio com seu amor? Confira aqui dicas de passeios para o inverno com todas as dicas e preços. É de se apaixonar, viu?

Viu só como dá para curtir São Paulo econômica? Conta suas dicas para a gente, vai?

Por Amanda Veiga

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: