Lifestyle

Tendências de decoração: veja o que vai pegar em 2018!

By  | 

Ano novo pede casa nova! E as tendências de decoração para 2018 já saíram do forno. A gente conversou com arquitetos e decorados sobre quais as modas que devem pegar nos próximo meses. Claro que a decoração tem muito a ver com o estilo de cada um, mas algumas dicas aqui podem te ajudar a montar um ambiente moderno, confortável e prático. Vem ver!

tendencias de decoração em 2018 comfort zone

“Alguns elementos estiveram presentes em importantes feiras e mostras da Itália. O que podemos chamar de ‘Comfort Zone’ apareceu como forte tendência de decoração para 2018. Isso significa que as formas do mobiliário e das peças de design tendem a ser mais arredondadas. Materiais suaves ao toque, como o veludo, também foram recorrentes nesses eventos”, conta a arquiteta Carmen Calixto.

A ideia é deixar o ambiente agradável, convidativo, mas com um toque de modernidade. A tendência retrô, que pegou durante muito tempo, vai dando espaço para linhas mais simples, retas, materiais mais leves. Uma decoração mais neutra. “Em 2018 as pessoas devem investir em sofás mais clássico, com um toque de design limpo. Cores suaves, acolhedoras e materiais que lembrem suavidade. Nada de cores muito berrantes ou de móveis cheios de rococós” – explica a arquiteta Cris Caldas.

tendências de decoração em 2018 neutros

Por isso, se 2017 foi pautado por cores vibrantes, como o verde Greenery, eleito pela Pantone a cor do ano, 2018 será bem diferente. De acordo com as arquitetas Flaviane Pereira e Márcia Coimbra, da Ágille Arquitetura, em 2018 os tons neutros, sóbrios, calmos e pastel serão uma das maiores tendências de decoração do ano. “Essas cores remetem tranquilidade, segurança e não são pontuados por modismos, são atemporais”, destacam as profissionais.

Veja também  Cookies: Três lojas imperdíveis para degustar essa delícia.

Cris Caldas completa que isso vem de encontro a um desejo do consumidor por “menos é mais”. “As pessoas querem objetos práticos, bonitos e que tenham personalidade, mas sem grandes contrastes. Há um desejo por mais leveza ao decorar.”

tendências de decoração em 2018 natural

Esse é um dos motivos que coloca o que é natural em destaque entre as tendências de decoração.  O tema ‘Floresta Urbana’, que já vem aparecendo em muitos projetos, continua forte. Como nosso mundo está mais artificial e tecnológico, estar próximo da natureza vem se tornando indispensável. São lugares feitos para relaxar e nos desconectar de nossas rotinas tão atribuladas. “Por isso, aposte nas plantas (naturais ou artificiais). Outro recurso são objetos que remetam a natureza. Materiais com tramas naturais aparecerão muito nos projetos em 2018”, explica Carmen.

tendências de decoração em 2018 natural

Outra pegada forte é a geometria. Ela não é exatamente uma novidade, mas ganha destaque entre as tendências de decoração do ano novo. Presentes em tecidos, almofadas, papéis de parede e tapetes, as formas geométricas chegarão com tudo e podem ser usadas para atualizar a decoração. “Você pode inserir detalhes pontuais, como um quadro, almofadas ou até mesmo uma estante para organizar livros, que remetam ao tema.” – ensina Cris Caldas (aqui algumas dicas para abusar das geometrias). As profissionais da Ágille completam: “Os tapetes vão roubar a cena, por incorporarem quase todas as tendências. Eles vão misturar geometria, texturas, relevos, tramas e cores, tornando-se obras de arte cheias de personalidade”.

Veja também  Moda: Os melhores momentos do quarto dia de SPFW N43!

tendências de decoração em 2018 geometrias

Algo que fica claro é que todas as tendências de decoração para o novo ano apontam para uma única direção: a busca pelo aconchego, bem-estar e intimismo. Tudo que for mais natural, feito artesanalmente é ainda mais valorizado. Em uma época em que tudo é muito moderno e industrial, a simplicidade emerge e ainda respira. “Vivemos uma era de extrema tecnologia, então buscamos nos objetos funcionalidade e formas simples. Por outro lado, materiais que tragam acolhimento e conforto são fundamentais” – finaliza Cris.

O mais importante é lembrar que a decoração precisa respeitar o estilo de quem vive na casa. Bem como seguir algumas necessidades que incorporam o uso de cada cômodo, quantidade de pessoas e o próprio estilo do imóvel. O importante é não ter medo de arriscar e buscar o que lhe agrada mais!

Gostou das dicas? Agora escolha as suas tendências de decoração favoritas e corre pra loja!

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: