Cultura POP

A Colheita: confira a resenha deste suspense de terror

By  | 

Uma família americana viaja para uma área rural em busca de paz, sossego e reconciliação. Essa é o começo de muitos filmes de terror que vemos por aí, certo? Em “A Colheita” (EUA/2019) a trama se repete, mas com pequenas modificações. Aqui, um casal em crise no casamento busca conectar-se fugindo para umas férias de verão no local onde o pai da família passou a infância. E levam dois filhos pequenos um tanto quanto contrariados com o isolamento. Claro que uma força maligna e acontecimentos bizarros vão testar os laços familiares.

“A Colheita” é o primeiro longa-metragem do cineasta Ivan Kraljevic (diretor assistente de “Livrai-nos do Mal” e “Annabelle”).  Estrelado pela russa Elena Nikitina Bick (“Cloverfield: Monstro”) no papel da mãe e o ótimo Chris Conner (“A Minha Casa Caiu”) o filme se encaixa mais na categoria de um suspense com toques sobrenaturais do que em um terror clássico. Tudo se passa em um vilarejo Amish, no meio do nada e com vizinhos muito estranhos.

Os primeiros 30 minutos do longa são promissores. A trama logo inicia com uma cena impactante e totalmente inesperada, o que ajuda a deixar uma ponta de curiosidade e gostinho de quero mais. O casal e as crianças possuem uma boa química na atuação e desempenham seus papéis de forma correta. Não espere pelos famosos “jump scares” (aquelas cenas que só servem para nos assustar). O diretor usa o movimento das câmeras e o efeito de luz e sombra para criar alguns momentos de pura tensão. E esse é um esforço válido dele para fugir do óbvio.

filme de terror a colheita 2019

Existe um certo clima de tensão no ar, que ajuda com que o filme segure algum tempo. O problema está, no roteiro. A forma como a estória é contada é um pouco decepcionante. Fatos se sucedem sem grandes explicações e ligações entre eles e esse clima de tensão, sem nenhum ponto alto no terror, faz o filme perder força. O diretor mostra que sabe atrair a atenção do espectador, mas tem dificuldade em despertar verdadeiro terror.

Na verdade, “A Colheita” não é uma estória sobre o aspecto sobrenatural, como Annabelle, por exemplo. Neste caso, ele é só um elemento para ajudar na construção do suspense e intrigar o espectador, mas é descartável. O filme poderia ser, facilmente, sobre uma comunidade de assassinos reais e, talvez, fosse até mais interessante.

filme de terror a colheita 2019

Ainda assim, o filme é consistente o suficiente para segurar até os minutos finais. “A Colheita” só decepciona mesmo no final, com um desfecho um tanto afobado e meio desconexo, deixando a abertura para uma possível continuação. A virada final no enredo poderia ter sido melhor explorada e ajudar a aumentar a importância do aspecto sobrenatural no filme. Para quem gosta do gênero de suspense terror é um filme mediano, que vale conferir. Mas não espere por uma grande obra. O diretor ainda está longe de reproduzir os sucessos em que trabalhou como assistente. 

O filme já pode ser adquirido para aluguel e compra no NOWLookeVivo PlayGoogle PlayMicrosoft e iTunes. A distribuição é da A2 Filmes.

Se você gosta de suspense e está de bobeira na frente da TV, “A Colheita” pode ser uma boa pedida na sua plataforma de streaming!

“A Colheita”
(EUA/ 2019)
92 min.

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *