![](https://www.popmag.com.br/wp-content/uploads/2022/02/lampiao-home-660x400.jpg)
Cultura POP
Apagando o Lampião: Vida e morte do Rei do Cangaço
Uma pesquisa que revela o contexto histórico, geográfico e cultural do cangaço e do maior ícone do movimento. Esta é a biografia “Apagando o Lampião: Vida e Morte do Reio do Cangaço”, que agora está disponível em audiolivro pela Tocalivros, em uma parceria com a Global Editora. A aprendizagem sobre este importante recorte da história do Brasil é somada a uma nova vivência em formato de áudio que contou com narração, e também com a recitação da literatura de cordel e cartas da época com sotaque e vocabulário regional.
Com um pouco mais de 13 horas, “Apagando o Lampião” é narrada pelo radialista e apresentador Daniel Vidal, que relata os fatos trazidos na obra. A produção deste audiolivro também cuidou para que os trechos de cordéis fossem declamados pelo ator e encenador pernambucano Jorge de Paula, o que contribuiu para a imersão do ouvinte no imaginário popular do Nordeste.
“Apagando o Lampião” é resultado dos estudos do escritor e historiador Frederico Pernambucano de Mello, uma das maiores autoridades brasileiras sobre o cangaço. O dilema deste marcante personagem da história brasileira, por alguns apontado como bandido e por outros como um produto das injustiças sociais, serviu de guia para esta historiografia sobre Virgulino Ferreira da Silva.
Fundamentado por uma rica documentação escrita e uma gama de depoimentos orais, o autor contextualiza historicamente as ações de Lampião e seu bando nas primeiras décadas do século 20, além de desvendar detalhes inéditos a respeito do assassinato de uma das figuras mais admiradas e, ao mesmo tempo, temidas da história nacional.
O audiolivro integra a seção de “biografias e memórias” da Tocalivros e está disponível na assinatura ilimitada, por R$ 19,90 ao mês, ou na compra individual por R$ 47,20. O acesso à plataforma é feito tanto pelo celular quanto computador, no site www.tocalivros.com ou pelo o aplicativo disponível nos sistemas Android ou iOS.
0 comments