
Cultura POP
CCXP19: a verdade está lá fora! Veja como foi!
Terminou neste domingo, dia 08/12, mais uma edição da Comic Con, em São Paulo. Foram 04 longos dias de evento, recheados de atrações para o público que curte séries, games, quadrinhos e afins. A feira chega em sua sexta edição no Brasil alcançando números recordes e prova que o mercado de cultura pop está em crescimento absoluto. O festival ocupou um espaço de 115 mil m² com ativações de 15 estúdios e plataformas de streaming, 35 lojas especializadas em produtos com temática geek e 55 marcas que, segundo estimativa dos organizadores, tiveram faturamento de R$ 52 milhões. Tudo isso para um público estimado de 280 mil pessoas. Números superlativos, não é mesmo?
A CCXP19 reforçou sua relevância global no mercado de entretenimento ao reunir celebridades como Gal Gadot, Margot Robbie, Henry Cavill, Ryan Reynolds, John Boyega, Oscar Isaac, Daisy Ridley, o diretor J. J. Abrams e o elenco de “La Casa de Papel”, entre outros nomes aclamados. O festival ainda foi palco da pré-estreia de “Frozen 2”, da divulgação do trailer inédito de “Viúva Negra”, do teaser de “Eternos” e do aguardado trailer de “Mulher-Maravilha 1984”, que teve uma inédita transmissão global via Twitter.
A questão é que, apesar do sucesso inegável do evento, ele já começa a dar sinais de que precisa de uma reestruturação. Apesar das belas imagens postadas nas redes e da empolgação dos fãs com as novidades trazidas pela organização, a CCXP19 precisa encontrar um ponto de equilíbrio para não perder a mão. Foi justamente da imprensa e do público mais antigo que surgiram as piores críticas nas redes sociais. E não sem motivo!
Nós visitamos a feira no segundo dia e pudemos constatar, de perto, que alguns pontos que geraram buzz na internet, realmente, tem fundamento. Mesmo com tanto espaço, o São Paulo Expo ficou pequeno para tanta gente. O lugar estava com os corredores cheios, os banheiros impraticáveis, as lojas lotadas e algumas das principais atrações, tão aguardadas pelos fãs, eram impossíveis de serem frequentadas, a menos que você passasse o dia inteiro na fila.
Faltava suporte para o público para orientar-se na feira e um pouco mais de organização nos estandes. E a coisa não era melhor para a imprensa. Os jornalistas tinham grande dificuldades com o credenciamento e o atendimento da assessoria não ajudava o trabalho dos colegas. Somando isso com preços abusivos na praça de alimentação, poucos locais para sentar e preços salgados nas lojas, a experiência podia se tornar um verdadeiro mico.
Se você faz parte do time com pouca verba, você teria que se contentar em comprar apenas um chaveirinho de plástico, por R$ 9. Uma revista em quadrinhos podia ser achada por R$ 20. E um boneco Funko, febre entre os geeks, custava R$ 99 na opção mais barata (dependendo do personagem, os valores eram mais que o dobro disso). Para quem desembolsou cerca de R$ 400 para poder ver de perto um de seus ídolos, ou ainda participar de algum evento especial promovido por marcas ou estúdios, a frustração pode ter sido ainda maior. O auditório apertado e com som precário impossibilitou uma boa experiência.
O que teve de bom
Mas nem tudo é tragédia nos domínios da CCXP19. Alguns fatores salvaram o passeio e transformaram a experiência em algo bem divertido. O destaque fica, principalmente, com a galera do cosplay. O pessoal que se veste e interpreta personagens icônicos da cultura pop é um show a parte. Tanto é que eles mereceram uma premiação exclusiva só com os os melhores no último dia do evento. Dá vontade de tirar fotos com todos eles.
Outro ponto para a CCXP19 está nos nomes que ela conseguiu unir em um mesmo evento. Para quem é louco por estes universos, poder estar perto do ídolo que interpretou seu super-herói no cinema ou ainda poder ver um debate com diretos, roteiristas e atores do seu filme preferido é um deleite. Sem contar que quase todas essas experiências envolvem algum tipo de conteúdo exclusivo, revelado em primeiríssima mão.
E lógico que curte colecionar itens das suas paixões nerds, a CCXP19 reuniu uma enorme quantidade de produtos. De diferentes tipos, marcas e para todos os gostos. Muitos deles, são difíceis de achar no Brasil e muitos eram lançamentos, com pré venda exclusiva na feira. Um prato cheio para os consumistas, ou para fazer inveja nos amigos com muitas peças únicas.
É fato que a CCXP19 foi um evento grandioso e merece méritos por reunir tanto conteúdo e gente legal em um só lugar. Como o próprio site do evento demonstra, o público desse universo não para de crescer e tem muito mercado para ser explorado. A gente só espera que a feira não olhe apenas para as cifras e se esqueça do compromisso com os fãs e com aqueles que pagam pelos ingressos. Desejamos, verdadeiramente, que a CCXP19 não caia na armadilha de muitos eventos que perdem a essência quando se deparam com o crescimento. Que a força esteja com vocês!
Você foi na CCXP19? Conta para a gente como foi sua experiência com o festival!
0 comments