Cultura POP

CCXP19: a verdade está lá fora! Veja como foi!

By  | 

Terminou neste domingo, dia 08/12, mais uma edição da Comic Con, em São Paulo. Foram 04 longos dias de evento, recheados de atrações para o público que curte séries, games, quadrinhos e afins. A feira chega em sua sexta edição no Brasil alcançando números recordes e prova que o mercado de cultura pop está em crescimento absoluto. O festival ocupou um espaço de 115 mil m² com ativações de 15 estúdios e plataformas de streaming, 35 lojas especializadas em produtos com temática geek e 55 marcas que, segundo estimativa dos organizadores, tiveram faturamento de R$ 52 milhões. Tudo isso para um público estimado de 280 mil pessoas. Números superlativos, não é mesmo?

CCXP19 SAO PAULO EXPO COSPLAY

A CCXP19 reforçou sua relevância global no mercado de entretenimento ao reunir celebridades como Gal Gadot, Margot Robbie, Henry Cavill, Ryan Reynolds, John Boyega, Oscar Isaac, Daisy Ridley, o diretor J. J. Abrams e o elenco de “La Casa de Papel”, entre outros nomes aclamados. O festival ainda foi palco da pré-estreia de “Frozen 2”, da divulgação do trailer inédito de “Viúva Negra”, do teaser de “Eternos” e do aguardado trailer de “Mulher-Maravilha 1984”, que teve uma inédita transmissão global via Twitter.

A questão é que, apesar do sucesso inegável do evento, ele já começa a dar sinais de que precisa de uma reestruturação. Apesar das belas imagens postadas nas redes e da empolgação dos fãs com as novidades trazidas pela organização, a CCXP19 precisa encontrar um ponto de equilíbrio para não perder a mão. Foi justamente da imprensa e do público mais antigo que surgiram as piores críticas nas redes sociais. E não sem motivo!

CCXP19 SAO PAULO EXPO COSPLAY

Nós visitamos a feira no segundo dia e pudemos constatar, de perto, que alguns pontos que geraram buzz na internet, realmente, tem fundamento.  Mesmo com tanto espaço, o São Paulo Expo ficou pequeno para tanta gente. O lugar estava com os corredores cheios, os banheiros impraticáveis, as lojas lotadas e algumas das principais atrações, tão aguardadas pelos fãs, eram impossíveis de serem frequentadas, a menos que você passasse o dia inteiro na fila.

Faltava suporte para o público para orientar-se na feira e um pouco mais de organização nos estandes. E a coisa não era melhor para a imprensa. Os jornalistas tinham grande dificuldades com o credenciamento e o atendimento da assessoria não ajudava o trabalho dos colegas. Somando isso com preços abusivos na praça de alimentação, poucos locais para sentar e preços salgados nas lojas, a experiência podia se tornar um verdadeiro mico.

CCXP19 SAO PAULO EXPO COSPLAY

Se você faz parte do time com pouca verba, você teria que se contentar em comprar apenas um chaveirinho de plástico, por R$ 9. Uma revista em quadrinhos podia ser achada por R$ 20. E um boneco Funko, febre entre os geeks, custava R$ 99 na opção mais barata (dependendo do personagem, os valores eram mais que o dobro disso). Para quem desembolsou cerca de R$ 400 para poder ver de perto um de seus ídolos, ou ainda participar de algum evento especial promovido por marcas ou estúdios, a frustração pode ter sido ainda maior. O auditório apertado e com som precário impossibilitou uma boa experiência.

O que teve de bom

Mas nem tudo é tragédia nos domínios da CCXP19. Alguns fatores salvaram o passeio e transformaram a experiência em algo bem divertido. O destaque fica, principalmente, com a galera do cosplay. O pessoal que se veste e interpreta personagens icônicos da cultura pop é um show a parte. Tanto é que eles mereceram uma premiação exclusiva só com os os melhores no último dia do evento. Dá vontade de tirar fotos com todos eles.

CCXP19 SAO PAULO EXPO COSPLAY

Outro ponto para a CCXP19 está nos nomes que ela conseguiu unir em um mesmo evento. Para quem é louco por estes universos, poder estar perto do ídolo que interpretou seu super-herói no cinema ou ainda poder ver um debate com diretos, roteiristas e atores do seu filme preferido é um deleite. Sem contar que quase todas essas experiências envolvem algum tipo de conteúdo exclusivo, revelado em primeiríssima mão.

E lógico que curte colecionar itens das suas paixões nerds, a CCXP19 reuniu uma enorme quantidade de produtos. De diferentes tipos, marcas e para todos os gostos. Muitos deles, são difíceis de achar no Brasil e muitos eram lançamentos, com pré venda exclusiva na feira. Um prato cheio para os consumistas, ou para fazer inveja nos amigos com muitas peças únicas.

É fato que a CCXP19 foi um evento grandioso e merece méritos por reunir tanto conteúdo e gente legal em um só lugar. Como o próprio site do evento demonstra, o público desse universo não para de crescer e tem muito mercado para ser explorado. A gente só espera que a feira não olhe apenas para as cifras e se esqueça do compromisso com os fãs e com aqueles que pagam pelos ingressos. Desejamos, verdadeiramente, que a CCXP19 não caia na armadilha de muitos eventos que perdem a essência quando se deparam com o crescimento. Que a força esteja com vocês!

Você foi na CCXP19? Conta para a gente como foi sua experiência com o festival!

 

 

 

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *