Lifestyle
Centro de Portugal: 5 castelos imperdíveis!
Quem planeja visitar a Europa nas férias não pode deixar de dar uma passadinha em Portugal. O país, que ajudou a formar o Brasil, é cheio de belezas naturais, cidades incríveis e muita história. Além disso, visitar a região é um pouco como voltar ao passado e conhecer as nossas raízes, certo? E uma das coisas que você vai perceber logo de cara é que Portugal tem muito mais para oferecer do que apenas o roteiro turístico tradicional. O país nos reserva deliciosas vilas, cidades e regiões que devem ser exploradas sem pressa.
Agora, se o tempo é curto e você quer ter um panorama do melhor da região, vale investir no Centro de Portugal. A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros, amados pelos brasileiros.
Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.
O Centro de Portugal está repleto de monumentos impressionantes. De igrejas suntuosas a castelos medievais, passando por enormes conventos, são construções capazes de tirar o fôlego de qualquer um. Então, deixe-se levar por seus caminhos antigos e permita-se descobrir um pouco da vasta memória do país visitando seus castelos. A gente separou cinco dos mais importantes (e impressionantes) castelo da região. Confira!
Almourol
Considerado um dos mais bonitos de Portugal, o Castelo de Almourol fica numa pequena ilha escarpada em meio ao rio Tejo. É um monumento medieval que relembra a história da Ordem dos Templários e da Reconquista. A visita vale ainda mais a pena porque, para chegar lá, é preciso fazer um curto passeio de barco, que custa apenas 2,50 euros. Uma boa dica: leve água e aproveite as vistas para muitas fotos!
Ourém
Em Portugal, esta foi uma das mais inovadoras obras de arquitetura militar do século 15. Imponente, é uma construção de respeito, tendo sido lar dos Condes de Ourém durante um período. E, como fica no topo de uma colina, é visível de toda a cidade! Nos arredores, você pode encontrar um pouco da agitação de bares e restaurantes do Centro de Portugal.
Leiria
Marcante na paisagem de Leiria, este castelo é um espaço agradável para passear, já que tem mais de uma atração: a Igreja de Nossa Senhora da Pena, os antigos Paços Reais, a torre de menagem e, principalmente, a maravilhosa vista da paisagem. Você para apenas 2,10 euros, mas prepare-se para andar muito e subir e descer. O preparo físico vale cada vista.
Sortelha
Na fronteira com a Espanha, esta construção foi importante para a defesa do território português no período medieval, já que sua posição permitia o controle de todo o vale. Suas muralhas cercam a parte de Sortelha conhecida como “aldeia velha”, onde estão diversas casinhas charmosas, todas construídas em granito. O local guarda muito do charme medieval do Centro de Portugal e os viajantes que gostam de explorar vão curtir o passeio (veja aqui o tipo de viajante que você é!). Aproveite e conheça o Bar do Forno, que serve delícias quentinhas aos viajantes.
Tomar
É uma importante estrutura militar portuguesa. Mais que isso, no entanto, conta um momento único da história do país, já que suas muralhas abrigam também o Convento de Cristo, sede de uma das ordens religiosas e militares mais emblemáticas do mundo: os Templários. O estado de conservação impressiona e vai agradar os amantes da arquitetura típica. Não deixe de visitar o convento e passear pelos jardins do castelo. E não esqueça de pagar o estacionamento, para não levar multa.
E isso é só uma parte do que nos reserva o Centro de Portugal. Se você tiver um tempinho extra, vale visitar pequenas vilas e regiões vizinhas e aproveitar muito da culinária e da hospitalidade local. Afinal, a história de Portugal conta muito sobre nós mesmos.
Você curte castelos? Então aproveite essas dicas e faça um verdadeiro tour histórico por Portugal!
0 comments