Lifestyle
Copan: edifício é um presente para São Paulo!
A maior cidade da América Latina é uma grande mescla de estilos e cultura, São Paulo abriga pessoas de mais de 70 nacionalidades e toda essa diversidade pode ser conferida em diversos bairros da capital. Além de diversas construções históricas, parques e galerias, São Paulo é um grande centro de entretenimento, com muitas opções de passeio. No centro da cidade, arranha céus como o Edifício Copan ganham destaque. O grande S se destaca na arquitetura de São Paulo, projetado por Oscar Niemeyer no inicio da década de 1950. Como o maior edifício em concreto armado do país, o Copan deveria ser um presente a São Paulo, na comemoração dos seus 400 anos em 1954. E prova que continua sendo!
A curiosidade é que a ideia era fazer um complexo urbanístico do modelo do Rockfeller Center, em Nova York, com residências, comercio, teatro e um hotel. Uma das maiores opções de passeio para a capital. O teatro e o hotel, infelizmente, não saíram do papel. Ainda assim, o Copan acabou consolidando sua vocação para um empreendimento onde se misturam várias atividades. Hoje o edifício, que já foi comparado a uma pequena cidade, se destaca não apenas por sua arquitetura, com curvas que se insinuam grandiosamente na paisagem urbana.
A galeria é uma das mais interessantes opções de passeio do centro, com restaurantes modernos e outros que resistem ao tempo. Existe um café charmoso, que já tem mais de quatro décadas, e no último andar, um terraço que permite ter uma vista deslumbrante da metrópole. Agora, se você quer descobrir algumas das atrações do Edifício Copan, confira nossa seleção. São várias opções de passeio por essa imensa obra de arte da arquitetura.
BAR DA DONA ONÇA
Restaurante que já virou um clássico de São Paulo. Serve o que o chefe chama de cozinha boêmia: comida caseira, como estrogonofe, cucus paulista, cozido, galinhada e arroz de bacalhau, além de feijoada aos sábados. Tem mesas internas e na calçada na rua interna do Copan. O clima é alegre, com grupos de amigos e galera moderna e alternativa que frequenta o centro de Sampa. Os preços variam de R$ 60 à R$ 100, de acordo com o tipo de refeição. E você precisa ter um pouco de paciência para o atendimento, que pode ser demorado. O Dona Onça abre todos os dias para o almoço e de segunda a sábado fica até o jantar.
GALERIA PIVÔ
Pouco conhecido, é uma das opções de passeio mais interessantes e baratas de São Paulo. Espaço de arte contemporânea autônomo e sem fins lucrativos, foi instalado em 2012, em um espaço de 3.500 metros quadrados, que ficou 20 anos fechado. Hoje funciona como uma plataforma para experimentação artística e curatorial e serve como um ponto de encontro entre os artistas e o público. A entrada é pela rua privada do Copan e você não gasta nada. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 13h às 19h.
CAFÉ FLORESTA
A casa aberta nos anos 1970 vem angariando gerações de fãs com seu café forte, extraído de grãos moídos na hora. O local não tem mesas, mas um balcão, onde se enfileiram as xícaras marrons que recebem os expressos bem tirados, cappuccinos e cafés com canela. O local guarda uma atmosfera toda especial da época em que foi fundado, tanto é que, tecnologia não entra. Eles não aceitam cartão de crédito nem de débito, apenas dinheiro. O público de executivos que frequenta a região parece aprovar essa preciosidade do Copan. Aberto diariamente, até às 0h30, de segunda a sábado. Até as 23h no domingo.
MIRANTE
Como qualquer edifício emblemático em uma grande cidade, O Copan tem na sua vista, um espetáculo único. Depois de aproveitar as atrações do térreo, nada melhor do que subir ao terraço e olhar lá de cima. Para isso, basta se dirigir ao Bloco F, em dois horários: 10h20 e 15h20, de segunda a sexta. Lá você vai preencher o caderno de visitantes e pegar o elevador que leva até o 32° andar. Não pense que terminou, é preciso ainda subir alguns degraus e pronto: a selva de concreto se descortina perante o visitante. E a surpresa: olhando de lá existe mais verde e arte do que as pessoas pensam na selva de pedra.
Vale um passeio pelas mais de 70 lojas e pequenos estabelecimentos do edifício. Você vai se surpreender com marcas de moda, bar especializado em coquetéis e até restaurante de comidas saudáveis (e se você curte o assunto, vai adorar essa entrevista!). Com 50 anos recém completados em 2017, o Copan mostra que ainda tem muito o que oferecer para turistas e moradores.
Agora você já sabe, se estiver passeando pelo centro de São Paulo, não deixe de conferir o Copan. Um verdadeiro presente para a cidade!
Por Mayara Alencar
0 comments