Lifestyle

Gabriela Kapim: nutricionista bate um papo com a gente!

By  | 

As crianças são espelhos dos pais? É fato que os pequenos seguem os modelos de seus cuidadores e levam os exemplos para a vida. E é justamente aí que entra o trabalho da nutricionista Gabriela Kapim no novo programa ‘Socorro! Meus Pais Comem Mal’, do GNT. Depois de sete temporadas de sucesso de ‘Socorro! Meu Filho Come Mal’ e de ‘Cozinha Colorida da Kapim’, a apresentadora está à frente do novo programa para mostrar que nem sempre o problema é com as crianças. Em 13 episódios, que vão ao ar toda sextas-feira às 22h30, os casos são variados. Vão desde a mãe que tem dificuldade para experimentar qualquer novidade, passando pelo pai viciado em fritura, a mulher que vive a base de macarrão, entre outros.

Gabriela kapim nutricionista programa do GNT

A gente conversou com a nutricionista para entender um pouco mais dos hábitos de alimentação de adultos e crianças no Brasil. Gabriela Kapim já avisa que a maior dificuldade não são as crianças, mas sim os pais. Ela ainda cita que o maior problema da alimentação do brasileiro está na indústria de alimentos. O bom e velho arroz com feijão acompanhado de legumes, salada e proteínas é uma refeição bastante equilibrada.

Com o lema de “descascar mais e desembalar menos”, Gabriela Kapim entra na rotina das família a fundo. “É muito prazeroso você conduzir uma família a hábitos saudáveis. Além de estimular que, tanto ir para cozinha como o ritual de se alimentar sejam ainda mais prazerosos quando feitos em conjunto. Perceber um cuidar do outro e abrir a mente para novos alimentos, até então renegados ou até desconhecidos” – ela afirma.

Gabriela kapim nutricionista programa do GNT

Em épocas onde a moda fitness vem ganhando força e a imagem é mais importante do que tudo nas redes sociais, Gabriela Kapim pede cuidado na hora de adotar dietas radicais, as famosas marmitinhas fits ou rotinas de exercícios. “O foco deve ser sempre a saúde, tudo feito de forma saudável e supervisionada é ótimo. Porém, o que acontece, é que as pessoas usam de suas experiências pessoais, que geralmente não servem para outras pessoas, principalmente crianças. Me preocupa que elas sejam afeitadas por dietas radicais, exercícios em exagero, etc.”

E se quem logo pensa que dieta é sinônimo de abrir mão do chocolate ou do pedaço de bolo na festa, esqueça. Gabriela Kapim é categórica em defender que esses prazeres são essenciais em uma dieta flexível. “Seguindo uma rotina saudável, pequenos deslizes são permitidos, sim. O que não pode é incluir o que chamo de “xexelentices” na rotina.” Segundo a profissional, incluir um pedaço de chocolate amargo durante a tarde na dieta é perfeitamente possível. Quem tem muita vontade de doces, pode abusar de frutas desidratadas (veja dicas aqui!). E umas duas vezes por semana, uma guloseima está liberada, desde que sem exageros.

Gabriela kapim nutricionista programa do GNT

Quando perguntada sobre os vilões da alimentação nacional, Gabriela Kapim elege sem pestanejar o refrigerante. “É muito ruim e todo mundo acha okay. Não é!” Entre as outras coisas que ela abomina estão salgadinhos fritos industrializados e bolachas recheadas. São alimentos cheios de aditivos, conservantes, sódio, gorduras e nenhum valor nutricional.

E para quem deseja começar a seguir uma rotina mais saudável, a apresentadora deixa cinco dicas básicas. Observando essas dicas fica bem mais fácil manter uma alimentação variada e ajustar a rotina, sem exagerar ou pesar na balança:

  • Cinco cores no prato. Um alimentação colorida indica uma refeição saudável e equilibrada!
  • Descascar mais, desembalar menos. Abandone os industrializados e procure usar comida de verdade. Nada que vem em pacotinhos fechados, onde você sequer vê a comida, pode ser bom.
  • Comer sentado à mesa. Essa dica é do tempo dos nossos avós, mas segue mais atual que nunca. Comer na mesa, além de mais gostoso, evita exageros.
  • Evite distrações eletrônicas. Comer na frente de computador ou televisão é um convite para a gula e para comer mais rápido. O mesmo vale para celulares, viu? Pare para comer!
  • Duas frutas por dia. Essa é fácil. Obrigue-se a comer duas frutas diariamente. Seu corpo agradece e sua fome também!

E então? Gostou das dicas de Gabriela Kapim? Agora você não tem desculpa para não ser mais saudável e ensinar os pequenos como comer melhor!

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *