Lifestyle

Hambúrguer Saudável? Nutricionista dá a dica!

By  | 

Ele é um dos pratos mais populares do mundo. Um símbolo da cultura americana que já ganhou uma infinidade de releituras. E que conquista cada dia mais fãs. O hambúrguer está na moda e as casas especializadas estão se espalhando pelo Brasil. Cada dia um novo sabor ou combinação é lançado. Saboroso, ele é um dos maiores medos dos pais e amado por crianças e adolescentes. Mas essa comida é realmente boa para o organismo? Se você também ama essa delícia mas não quer abrir mão da saúde, vem ver as dicas da nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, para fazer um hambúrguer saudável.

mulher comendo hambúrguer saudável fast food

O hambúrguer é tão importante que tem um dia só dele: 28 de maio. Este tipo de preparo da carne foi criado na cidade de Hamburgo, na Alemanha, daí a origem do nome. Mais tarde, os imigrantes alemães levaram o hambúrguer aos Estados Unidos, onde foi acrescentado o pão à carne, tornando-se comum em lanchonetes do mundo todo.

Embora calórico, tendo em média entre 200 a 250 kcal numa porção de 120g, a versão caseira ou artesanal do hambúrguer pode ser saudável. “Há benefícios se for constituído por carne magra, como patinho, alcatra e maminha, e uma parte menor e controlada de carne gorda, como fraldinha e contrafilé. As vantagens são especialmente a boa oferta de proteínas, vitamina B12 e zinco”, explica a nutricionista. Também existem opções menos calóricas, como de frango, e ricas em outros nutrientes, como o salmão que é fonte de ômega 3.

Outra dica para um hambúrguer mais saudável é controlar a quantidade de sal e optar pelos preparos grelhado ou assado, podendo até adicionar linhaça, aveia ou chia. Esses grãos aumentam a saciedade e são ricos em fibras para o organismo. E se você é vegetariano há opções de hambúrguer saudável que não apelam para a gordura. Há versões como o hambúrguer de soja, abobrinha ou berinjela.

mulher comendo hambúrguer saudável fast food

Uma boa dica para um hambúrguer saudável é na montagem do lanche. “Prefira pão integral e queijos com menor teor de gordura. Acrescentar hortaliças, como tomate, alface, rúcula, pepino e cebola também melhoram o valor nutricional”, aconselha Cintya. Mais receitas possíveis de preparar em casa são com peito de peru, grão de bico, lentilha, camarão e atum.

Também os queijos amarelos devem ser evitados. Apesar de saborosos, o cheddar, parmesão e gorgonzola, além do bacon, são ricos em gordura saturada. E tome cuidado com os molhos especiais, pois são ricos em sódio, corantes e conservantes. Segundo a especialista, o prato não é o vilão sozinho. “Não adianta nada um hambúrguer saudável se não prestarmos atenção à escolha dos acompanhamentos, como batata-frita, milk shake e refrigerante. Este último pode sempre ser substituído por suco natural. Evite os de caixinha, pois são ricos em açúcar.

Entretanto, Cintya é flexível e afirma que ninguém precisa abrir mão do lanche que gosta. “Não precisa sentir culpa se esse tipo de refeição for uma exceção na rotina, algo esporádico. Para quem consegue durante a semana manter uma dieta equilibrada, um hambúrguer ocasional não prejudicará a saúde”. O importante é equilibrar as refeições. Se já souber que à noite vai sair com os amigos e terá uma refeição com maior teor de calorias e gordura segure a dieta. “Vale reforçar o organismo durante o dia com alimentos leves, além de não descuidar da hidratação”, finaliza a profissional.

E que tal agora você aprender a fazer um hambúrguer saudável e gostoso? Então clica aqui e checa as receitas que o Vigilantes do Peso traz para você. Tem até para vegetariano!

Viu só? Acabou a desculpa. Agora você pode saborear um hambúrguer saudável sem culpa! Hum!

 

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *