Cultura POP

História em quadrinhos nacional: confira a seleção!

By  | 

O Dia Nacional dos Quadrinhos, celebrado em 30 de janeiro, está próximo. Foi nesta data, no ano de 1869, que a Revista Fluminense publicou a primeira história em quadrinhos nacional, em sequência e com um personagem fixo, do autor Ângelo Agostini. A HQ se chamava “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte”. Desde então, a data foi escolhida para comemorar o Dia dos Quadrinhos Nacional. E para a alegria dos fãs de HQs, a gente preparou um apanhado de ótimas ofertas. Melhor de tudo: todas incentivando o mercado nacional. Além de preços atrativos, a seleção homenageia grandes autores brasileiros, trazendo seus clássicos para o formato dos quadrinhos.

dia dos quadrinhos nacional

Jubiabá”, de Jorge Amado, é um romance escrito entre 1934 e 1935, tendo como protagonista Antônio Baduíno, um menino pobre nascido no morro do Capa-Negro, em Salvador.  A obra ganhou sua versão em quadrinhos pelas mãos do ilustrador João Spacca, um dos maiores artistas dos quadrinhos nacionais. Para contar essas aventuras, o cartunista usa todo o seu poder de síntese: tanto as imagens como o texto são altamente informativos. Além de estudar profundamente o romance, o cartunista se baseou num extenso material sobre a Salvador de antigamente, com auxílio de livros de arte, de fotos, mapas e também outras obras de Jorge Amado.

O livro é editado pela Companhia das Letras e distribuído pela Disal e pode ser encontrado .

A famosa obra de Mario de Andrade, também ganhou sua versão em quadrinhos nacional pelas mãos de Angelo Abu e Dan X, “Macunaíma em Quadrinhos” conta com a riqueza de cores e imagens, em que a história é apresentada de maneira vigorosa, contando mais sobre o personagem singular, a quem falta caráter, mas sobra carisma e preguiça. Macunaíma nasce índio, se transforma em um belo e loiro príncipe, encontra seres fantásticos da Floresta Amazônica, enfrenta armadilhas, perigos e viaja à cidade grande com seus irmãos em busca de mais confusões e enrascadas. Uma história que se traduz com perfeição aos quadrinhos, em uma versão que se mostra tão divertida e irreverente quanto a história original.

Da editora Peirópolis, é distribuído pela Disal. A obra pode ser encontrada .

Vale também conhecer as opções de quadrinhos nacionais da Sesi Editora. Entre os destaques estão “Nobre Lobo” e “Selvagem”. Ambos de autores brasileiros.

historia em quadrinhos nacionalhistoria em quadrinhos nacional

No primeiro, dois detetives da Polícia Civil de São Paulo, Luís Nobre e Milton Lobo, são incumbidos de investigar uma série de desaparecimentos de crianças. Os desdobramentos da investigação os fazem questionar não apenas a realidade, mas também seus princípios, os levando do Bairro da Liberdade direto para o próprio Inferno. Nobre Lobo é um thriller policial de autoria de Gustavo Tertoleone e João Gabriel.

“Selvagem”, de Clayton Júnior, conta a história do cão pastor Silver. Ele vive em uma fazenda desde que foi adotado, ainda filhote. Suas únicas amigas são as ovelhas de quem toma conta. Um dia, ao ultrapassar os limites da propriedade, faz amigos inusitados e entra em contato com um mundo totalmente novo.

O Memorial da América Latina também promete comemorar a data e recebe, no dia primeiro de fevereiro, a exposição “Quadrinhos Infantis Brasileiros, na Biblioteca Latino-Americana”. Na mostra, organizada pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, estão publicações, impressões e gibis nacionais que traçam um panorama da história dos quadrinhos brasileiros infantis.

A curadoria é de Henrique Heo e organização de Marcos Venceslau. Na abertura, das 10h às 14h, haverá um debate com os artistas Cesar Sandoval (Turma do Arrepio e Trapalhões), Marco Cortez (Seninha), Denise Ortega (roteirista do Sítio do Pica-Pau Amarelo e Menino Maluquinho), Régis Rocha (Herói) e Jal (MSP). A entrada é gratuita e a classificação é livre. Para saber mais, acesse o link.

É importante lembrar que essa é só uma parte do imenso universo dos nosso profissionais brasileiros. Existem muitos ótimos quadrinhos nacionais para serem explorados. Acesse os links das editoras, escolha seu favorito e boa viagem!

Gostou das dicas? Que tal comemorar o dia nacional dos quadrinhos consumindo autores brasileiros?

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *