Cultura POP

Madonna + The Breakfast Club: documentário chega ao cinema

By  | 

A maior estrela feminina da música pop acaba de ganhar uma cinebiografia. “Madonna + The Breakfast Club” é um documentário que conta os primórdios da carreira da cantora, quando formou sua primeira banda. No começo de tudo, Madonna fez parte do grupo “The Breakfast Club”, que dá título ao longa. O filme inaugura o projeto Palco Cinemark, sessão dedicada a documentários e shows de artistas de sucesso, e terá exibição única e exclusiva na rede em 16 de agosto, data em que a diva do pop completa 61 anos.

Ao longo de mais de 35 anos de uma carreira recheada de sucessos e muitas polêmicas, Madonna é um nome único na indústria do entretenimento. Não há como falar da música sem citar as inúmeras referências, trabalhos e clipes da artista, que marcou três gerações e ainda continua na ativa. Recentemente, Madonna lançou o álbum “Madame X”, que dividiu opiniões com suas experimentações e referências retiradas de Portugal. O país foi escolhido por ela nos últimos anos como nova morada e tem influenciado diretamente seu trabalho.

Em Madonna + The Breakfast Club o diretor Guy Guido, que também escreveu o roteiro, revisita a história real da estrela, desde o momento em que chegou pela primeira vez a Nova York até a gravação de seus primeiros discos. O documentário traz entrevistas com os ex-membros da banda, relatos exclusivos, cenas de arquivo e muita música, incluindo a primeira canção composta por Madonna.

madonna + the breakfast club filme documentário

A obsessão de Guy Guido por Madonna não é novidade. Ele dirigiu “Physical Attraction” (2015), uma ficção onde um adolescente tem a vida inteira mudada após um encontro com a artista. Dessa vez ele resolve caminhar pelo documentário, trazendo muitos materiais de arquivo para contar a história impressionante, e por vezes triste, de uma estrela que mudaria o mundo.

Para isso, o diretor lança mão de encenações de momentos importantes da vida da diva do pop, interpretada pela atriz Jamie Auld. Aliás, não é só o fato de parecer muito fisicamente com Madonna que ajuda Jamie. A atriz segura bem o papel e, em certos momentos, é quase impossível saber o que real e ficção. Durante todo o tempo, o filme intercala cenas, fotos, áudios e vídeos da verdadeira Madonna no início de sua carreira.

madonna + the breakfast club filme documentário

Essa fórmula ajuda o filme a não ficar chato, característica que afeta alguns documentários. A narrativa é leve, a edição é rápida e o fato do roteiro entrar a fundo na intimidade de uma jovem e hesitante Madonna causa profundo fascínio. “Madonna + The Breakfast Club” consegue mostrar os detalhes da personalidade da diva pop que até hoje formam a aura ao redor dela.

Madonna tem fama de ser mandona, perfeccionista, obstinada e de, muitas vezes, ter passado por cima de outras pessoas em busca do sucesso. E o documentário prova que, em partes, isso é verdade. Mas nem tudo é como as pessoas contam. Ela era uma jovem sozinha, em uma cidade enorme,em busca de um sonho. E as coisas nem sempre foram fáceis para ela. E ela sabia que precisaria fazer de tudo para vencer.

madonna + the breakfast club filme documentário

Ela ensaiava loucamente, muitas vezes levando os colegas ao martírio. Era incansável na busca por aprender coisas novas. Sabia bater o pé sobre o que queria e, principalmente, perseguia produtores, DJs e agentes que pudessem dar uma chance para aquela garota. Usou os amigos e chegou a abandonar alguns deles na hora em que as coisas deram certo para ela.

Mas algo que “Madonna + The Breakfast Club” também mostra são as muitas vezes em que a estrela foi apenas uma menina carente, amável e que era capaz de ser muito generosa e delicada. Os depoimentos de amigos da época e de imagens de arquivo ajudam a mostrar esse lado surpreendente, de alguém que, mesmo passando fome e não tendo onde morar, tornou-se a melhor no que faz. O filme segue até o lançamento da icônica “Like a Virgin”, em 1984, quando Madonna tornou-se um fenômeno mundial.

A pré-venda já está disponível por meio do App Cinemark, no site e nas bilheterias da Rede. As entradas têm preço regular e seguem a tabela de cada cinema. Os clientes que possuem o cartão Cinemark Mania ganham 50% de desconto na compra de um ingresso. Para mais informações, acesse o link.

Se você é fã de Madonna ou mesmo curte música pop, “Madonna + The Breakfast Club” é obrigatório. Vai perder?

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *