Moda & Beleza

Maquiagem vegana: A nova onda do consumo consciente

By  | 

Você já deve ter ouvido falar sobre consumo consciente e todas as questões relacionadas à sustentabilidade nos novos hábitos, não é? Caso seja um assunto completamente novo para você, a gente te explica melhor! Cada vez mais as pessoas estão se preocupando em saber a origem dos produtos e dos alimentos consumidos. Com as maquiagens não é diferente. A onda das maquiagem vegana invadiu várias marcas e parece que veio para ficar!

maquiagem vegana conheça marcas nacionais e internacionais

A nova onda “Cruelty Free” (livre de crueldade) exige das empresas um novo modelo de trabalho. Um em que não haja processos invasivos e dolorosos em animais durante a concepção e fabricação e que não exista traços animais em seus produtos. Essa preocupação finalmente chegou ao mundo da beleza (ainda bem!). Diversas marcas brasileiras e internacionais estão apostando nessa nova linha sustentável e vegana. Inclusive temos blogueiras que fazem questão de divulgar esses produtos, como a maquiadora profissional Nicole Gonçalves (por falar em influenciadores digitais, saiu ontem uma matéria mara sobre isso).

OMG!! Mas como saber qual marca tem essa preocupação e qual continua usando cobaias animais? Afinal, tem muita marca que usa esse discurso mas não é vegana de verdade. É aí que eu entram algumas ONGs que buscam trazer listas de empresas certificadas por elas mesmas – através de pesquisas e questionários. A Cruelty Free – com aquele selo bonitinho de coelho -, PETA e PEA são algumas delas. Mas só para trazer um spoiler para vocês, segue uma listinha com algumas empresas amigas dos animais que vale conhecer:

maquiagem vegana conheça marcas nacionais e internacionais

1. Kat Von D: além da marca ser Cruelty Free e grande parte dos produtos serem veganos, a própria Kat incorpora esses ideais. Mega ativista pela causa animal!
2. Urban Decay: amante das paletas Naked? totalmente liberadas!
3. Too Faced: Cruelty Free e com linha vegana, quer mais?!
4. Vult: para quebrar aquele paradigma de que marca vegana é cara, temos uma das queridinhas do Brasil em prol dos animais (#vaibrasil).
5. NYX: outra marca que aparece em todos os lugares com o selo Cruelty Free. Ótimos preços também, viu?
6. Tracta: marca nacional e Cruelty Free, além de ser bem acessível.

The Balm, Marc Jacobs Beauty, The Body Shop, Elf, Bare Minerals são marcas que também entram na lista de maquiagem vegana e aparecem certificadas no site do PETA. São empresas que possuem produtos bacanas e um pouco mais caros. Você pode acessar a lista completa de maquiagem vegana aqui. O PEA, outra ONG já citada acima, faz anualmente um levantamento das marcas brasileiras que não realizam teste em animais, como Adcos, Contém 1g, Natura, O Boticário, entre outras que tanto amamos! Confira a lista.

maquiagem vegana conheça marcas nacionais e internacionais

Legal, sabemos que há realmente um movimento em prol do bem-estar animal na maquiagem vegana. Mas como se comporta o Brasil? de acordo com uma matéria do jornal Estadão, a legislação ainda permite o uso de cobaias em casos mais específicos – avaliação de corrosão e irritação da pele, por exemplo (:O !!). São Paulo ainda se salva nesse meio, as empresas foram proibidas de realizar teste em animais desde 2014 no Estado (ufa!).

Ainda temos marcas como M.A.C., Avon, Clinique, Maybelline e Shiseido que testam em animais (fica aí um ponto de atenção para mudar!). A partir do momento em que realmente começarmos a surfar essa onda do consumo consciente, a legislação e o movimento das empresas do segmento tendem a se adaptar. Não podemos continuar achando que nossos queridos bichinhos são descartáveis, certo? Além de serem essenciais para o equilíbrio da natureza, sentem as mesmas dores e angústias que nós sentimos. Que tal nos movimentarmos em prol de uma boa causa? Beleza inteligente, tá?

Viu só? Não custa nada ficar bonita e ainda consciente. Faça uso da maquiagem vegana!

por Isabella Qualharello

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *