Cultura POP

Nerd ao Cubo: quem ganha na preferência dos nerds?

By  | 

Ser nerd já foi motivo de vergonha e até bullying na escola. Mas hoje a nação nerd se uniu e cresceu. Tem muita gente que bate no peito com orgulho e diz:: eu sou nerd! E é justamente para pesquisar a preferência desse público que o Nerd ao Cubo encomendou uma pesquisa especial. A plataforma é um clube de assinaturas focado no público nerd e gamer. Ao pagar a assinatura, você recebe em sua casa mensalmente uma caixa cheia de produtos selecionados para seu perfil. Pois foi justamente mapeando a preferência de seus assinantes, que o Nerd ao Cubo chegou aos resultados da pesquisa.

diogo e raul do clube de assinaturas nerd ao cubo

São três anos de existência e mais de um milhão de produtos distribuídos. Para comemorar o Dia Mundial do Orgulho Nerd, a empresa resolveu descobrir quais são os temas e personagens preferidos dos representantes brasileiros do nicho. Afinal, qual nerd nunca comparou seu personagem preferido com o do colega? Ou imaginou batalhas sangrentas entre personagens dos quadrinhos só para ver quem ganha? Então, vamos aos resultados.

Com 71,6% das indicações, Matrix assume a liderança, deixando a franquia Star Wars (58,6%) em segundo lugar. Em terceiro assume Deadpool (58,1%), personagem individual mais citado. Na sequência, aparecem Guardiões da Galáxia (54,5%), X-Men (52,7%), Homem-Aranha (52,3%), Harry Potter (51,1%), Game of Thrones (50,7%). Amargando as duas últimas posições estão O Senhor dos Anéis (50,2%) e Dragon Ball (50,2%). (Aqui você vê clássicos da literatura nerd!)

matrix imagem parando balas nerd ao cubo

Diogo Santos, diretor comercial da Nerd ao Cubo, aponta a primeira colocação geral de Matrix como uma surpresa ao bater temas tradicionais do universo Nerd como Stars Wars, entre outros. No caso de Deadpool, o executivo acredita que o sucesso dos filmes esteja diretamente relacionado ao resultado. “O grande hype do segundo filme sem dúvida foi decisivo para que se tornasse o preferido dos nossos assinantes como personagem único”, afirma.

Mas a preferência por Matrix mostra que o presente não é tudo para o público brasileiro. “Mesmo com o impacto causado pelas grandes bilheterias recentes, temos uma base de assinantes que ainda é muito fiel a franquias do passado. Matrix não tem nenhum lançamento relevante há anos e continua sendo uma franquia muito querida”, aponta.

Dentre os animes, o preferido dos assinantes do Nerd ao Cubo foi Dragon Ball, seguida de perto por Os Cavaleiros do Zodíaco. Também duas séries que já viveram dias de glória na mídia no passado. Entrando no disputado universo gamer, a franquia do nosso encanador bigodudo, Mario Bros., foi de longe a mais votada, com 62,6% dos votos. Provavelmente por ter feito parte da infância de grande parte dos assinantes que gostam de jogos.

cavaleiros do zodiaco versus dragon ball nerd ao cubo

Segundo o diretor geral da Nerd ao Cubo, Raul Calhelha, as consultas aos assinantes são periódicas e servem de termômetro para produzir as caixas mensais. “A maior parte destas franquias estão sempre presentes nas caixas da Nerd ao Cubo. Por exemplo, Deadpool foi a grande estrela da caixa Anti-Heróis, que enviamos agora em maio. Mas, com certeza, vamos ter que criar algo legal para os fãs de Matrix depois desse resultado inesperado”, afirma.

Para comemorar a data, a caixa de junho inclui um item especial: ingressos de cinema para os assinantes e para quem fizer uma assinatura no dia 25 de maio, Dia Mundial do Orgulho Nerd. O presente ė fruto da parceria do Nerd ao Cubo com a rede Cinemark.

jogo super mario bros no nerd ao cubo

O Nerd ao Cubo completou três anos com mais de 1 milhão de itens distribuídos e a projeção de triplicar o negócio nos próximos cinco anos. Além da forte expansão desse nicho de mercado na última década (tomando-se como marco inicial o primeiro filme do Homem de Ferro, de 2008), a parceria com grandes marcas na curadoria do conteúdo das caixas tem feito a diferença. Para assim poder cativar um público ansioso por notícias, predisposto ao consumo e que aguarda ansiosamente os lançamentos envolvendo seus personagens favoritos.

E a gente aqui no site já ficou querendo nossa caixinha. Elas contêm até oito itens, entre camisetas, livros, action figures e afins e custam R$ 79,90. Todas incluem a edição mensal da revista Spoiler, que traz imagens sobre a reação dos fãs aos itens, matérias especiais que tem curadoria de jornalistas do clube de assinatura.

clube de assinaturas nerd ao cubo

Hoje, todas as caixas têm patrocínio, seja em forma de produtos físicos ou de investimento de parceiros. ” Abrimos oportunidades para marcas estarem na Nerd ao Cubo dentro do contexto do tema estabelecido a cada mês”, explica Diogo. A dinâmica da criação das caixas segue o padrão dos grandes lançamentos do segmento, com spoilers, trailers dos filmes e outras dicas, para instigar a curiosidade do público. “No fim entregamos uma experiência única de consumo. A Nerd ao Cubo é entretenimento através de produto”, afirma.

Confira abaixo a lista completa das preferências dos assinantes do Nerd ao Cubo!

1º Matrix (71,6%)
2º Mario Bros (62,6%)
3º Star Wars (58,6%)
4º Deadpool (58,1%)
5º Guardiões da Galáxia (54,5%)
6º X-Men (52,7%)
7º Homem-Aranha (52,3%)
8º Harry Potter (51,1%)
9ºGame of Thrones (50,7%)
10º O Senhor dos Anéis (50,2%)
11º Dragon Ball (50,2%)

E você? Concorda com a pesquisa? Qual seu personagem ou assunto predileto do universo nerd?

 

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *