Moda & Beleza
Ácido Hialurônico: a fonte da juventude!
Não é de hoje que o ácido hialurônico faz sucesso no mundo dos dermatologistas. A substância é um poderoso aliado do rejuvenescimento e tem diversas aplicações e ótimos resultados. Mas afinal, para que serve? Onde encontrá-lo? Como usá-lo? São tantas dúvidas sobre o ácido hialurônico que, para esclarecer, contamos com a ajuda de um profissional que entende muito sobre o assunto, o renomado dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe.
O que é o ácido hialurônico e quais suas funções?
É uma molécula de açúcar e proteína, presente em várias regiões do corpo como ossos, olhos, articulações, artérias e, principalmente, na pele. Ele tem muitas funções! Na derme, ele age como hidratante, ajuda na elasticidade, maciez, contribui para a sustentação dos tecidos, previne o envelhecimento precoce, evita o aparecimento de rugas e ainda protege da poluição e radiação solar.
“Em cada órgão, ele apresenta uma função, nos olhos e articulações, colabora com a lubrificação, por exemplo”, esclarece o médico.
O que acontece com o ácido hialurônico no processo de envelhecimento?
Mais cedo do que muitos imaginam, aos 25 anos, o organismo começa a diminuir sua produção, e então, os primeiros sinais começam a surgir. Entre eles, as temidas rugas de expressão, a perda do viço e da elasticidade da pele. Mas sem neura, é possível repor o ácido hialurônico com a ajuda da tecnologia. Com os avanços da indústria farmacêutica, é possível encontrar a substância para reposição em diversas formas: cremes hidratantes, produtos anti-aging, cápsulas orais, colírio e preenchedores injetáveis.
Mas qual a melhor forma de repor e onde encontrar?
“O ácido hialurônico em cremes hidratantes e em cápsulas não apresenta o mesmo efeito dos injetáveis. Eles colaboram na hidratação mais superficial, ajudam nas linhas finas, e podem servir como tratamento auxiliar. Os injetáveis apresentam um efeito de hidratação profundo e resultados significativos”, esclarece o dermatologista.
Os produtos com fórmulas tópicas – cremes e hidratantes – e orais, são encontrados em farmácias comuns e de manipulação (Conheça aqui algumas ótimas opções de produtos!). Mesmo com essa facilidade, é extremamente importante a recomendação médica. Sobre os preenchedores injetáveis, por ser necessário um conhecimento prévio para aplicação, são vendidos apenas para profissionais. Procure um médico dermatologista para obter a correta orientação.
Áreas de tratamento com ácido hialurônico
A maior procura é por aplicações em locais da face, colo e mãos. Mas não há nenhuma limitação, já que é uma substância presente em todo o organismo e que não possui risco de rejeição. E quais os efeitos e a duração do tratamento?
“O efeito é imediato, mas com o passar do tempo a qualidade do procedimento vai melhorando e, a partir de 30 dias, conseguimos notar o efeito final. Isso porque o produto vai se integrando e se encaixando nos tecidos”, afirma o Dr. Jardis Volpi.
Sobre o tempo de duração dos injetáveis, o Juvéderm® VOLITE, que repõe o ácido hialurônico e melhora a hidratação, a maciez e a elasticidade da pele, dura em torno de nove meses. Mas, quando falamos de uma substância de alta densidade, usadas no preenchimento, pode durar até dois anos. Após esse tempo, ocorre uma degradação lenta e progressiva, mas a pele não retorna a ser o que era antes.
Agora, fica um alerta. As pessoas que praticam atividade física e com alto metabolismo acabam absorvendo o produto um pouco mais rápido, sendo necessário realizar as manutenções com o intervalo mais curto do que o normal.
Ácido hialurônico x Colágeno
O colágeno ajuda na sustentação na pele, ou seja, a sua perda muitas vezes causa flacidez. Já o ácido hialurônico, como já citamos, colabora com elasticidade, hidratação e maciez da pele. “As duas substâncias podem ser utilizadas juntas em procedimentos estéticos, sem nenhum problema”, aconselha o dermatologista.
Ácido hialurônico x toxina botulínica A
São produtos totalmente diferentes! O ácido hialurônico é utilizado para preenchimento e hidratação, enquanto a toxina botulínica A é uma substância que promove o relaxamento da musculatura, ajudando a suavizar as rugas de expressão. Os dois procedimentos são aplicados em áreas diferentes e não implicam no tratamento em conjunto.
Reações adversas e recuperação
“O paciente pode ter algum inchaço após a aplicação, por conta de alguma reação cruzada com tratamentos dentários ou infecções, mas a chance de acontecer é menor que 1%. O ácido hialurônico é um produto muito versátil e seguro, além de não causar reações alérgicas”, alerta o dermatologista, que também deixa claro que o procedimento pode ser realizado em todas as épocas do ano.
O ácido hialurônico pode ser usado por quase todos, apenas não é recomendada a aplicação em grávidas, lactantes e pessoas com doenças sistêmicas graves, que apresentam risco de ter alguma infecção.
Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre o ácido hialurônico que tal fazer o teste e contar pra gente?
0 comments