
Lifestyle
Suco Verde: ele pode salvar sua vida!
Já faz algum tempo que a gente ouve falar no suco verde. Em variadas combinações, ele funciona como um poderoso desintoxicante do organismo, ajuda a perder peso, regular os líquidos do corpo e atua positivamente sobre a saúde. O que pouca gente sabe, é que o suco verde é rico em uma importante substância: o óxido nítrico. Essa molécula atua diretamente no sistema imunológico, na regeneração dos tecidos e até na memória. O seu único problema, é que seus níveis em nosso corpo caem drasticamente com a idade. Para entender um pouco mais de como funciona o óxido nítrico e como o suco verde pode te ajudar, conversamos com o Dr. Edmond Saab Jr, especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia e cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Prática Ortomolecular.
O óxido nítrico é uma molécula produzida naturalmente pelo organismo e, com o passar do tempo, a capacidade de produção é reduzida. Para se ter uma ideia, homens a partir de 40 anos só tem 50% do que tinha aos 20 e, aos 60 anos, tanto homens como mulheres, já perderam 70% de óxido nítrico.
No entanto, os ganhos da molécula para o corpo são inúmeros, tendo impactos no sistema imunológico, inibindo a replicação e proliferação de vírus, protegendo contra infecções, resfriados, HIV, hepatite e outras. No sistema nervoso central, ajuda no controle da dor, aprendizado e memória, na neurodegeneração, controle da pressão, relaxando a musculatura dos vasos e das artérias para que elas se dilatem. Já no trato respiratório, a função é dilatar os brônquios e aumentar a ventilação, a oxigenação do nosso organismo.

Fresh juice
“Por fim, no sistema urogenital, a molécula também tem papel importantíssimo, pois está ligada entre outras coisas à ereção. Vejam bem que mais 40% dos homens que utilizam alguns fármacos não respondem ao tratamento por falta de óxido nítrico no organismo”, afirma o médico. A insuficiência de óxido nítrico tem suas consequências e, dentre elas estão a hipertensão arterial sistêmica, a aterosclerose, o infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, trombose, Mal de Alzheimer, disfunções sexuais, doenças arteriais periféricas, câncer, entre outras doenças.
E se com a idade deixamos de fabricar o óxido nítrico, como lidar com o problema? “O óxido nítrico é resultado do consumo de nitrato (NO3), que vai se converter em nitrito e, depois, nessa molécula. Uma dieta insuficiente em nitratos, ou até alguns hábitos que podem fazer com que haja problemas na absorção do nitrato, impedem sua transformação. Essa produção acaba sendo prejudicada pelo uso rotineiro de remédios da categoria de bomba de prótons.” alerta o profissional. É aí que entra a ajuda do suco verde! (veja aqui uma matéria sobre os benefícios das frutas e castanhas!)
Os principais sintomas da falta de óxido nítrico são hipertensão arterial, infecções de repetição, dificuldade da função erétil, entre outros. O exame é simples, feito com a coleta de saliva, que mede a produção da molécula. Aliás, a boca também é importante para combater a falta da substância em nosso corpo. “O uso de muitos antibióticos podem matar bactérias boas, que temos em nossa boca. Com isso a transformação do nitrato em nitrito fica prejudicada. Os enxaguatórios bucais matam também as bactérias necessárias pra essa e pra mais funções orgânicas.” declara o especialista.
Entre os alimentos mais ricos em nitrato estão a couve, o espinafre e a beterraba. Eles devem sempre ser consumidos na forma crua, não cozidos. A melhor forma de consumir é por meio do suco verde. Uma mistura à base de couve, maçã, gengibre, linhaça, beterraba, consumida pela manhã. “Com o suco verde ganha-se em óxido nítrico, ao lado dos efeitos desintoxicante, anti-inflamatório, antifúngico e eliminação de metais pesados.” – explica o doutor.
O tema ainda é pouco conhecido do grande público e muitos médicos ainda ignoram a importância da molécula no organismo. Os maiores cardiologistas do mundo já consideram a descoberta do óxido nítrico e de suas funções uma das mais importantes para a cardiologia.
E se você deseja incorporar bons hábitos na sua dieta diária, pode começar pelo Suco Verde. Basta tomar um copo pela manhã, antes do café e ser mais feliz. Vale lembrar que é importante higienizar bem os ingredientes e usar produtos de boa qualidade e frescos, ok? Anote a receita!
Suco Verde
2 maçãs
400ml de água gelada
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 colher de sopa de mel
2 folhas de couve sem o talo
1 pedaço de gengibre
1 beterraba pequena
Bata tudo bem no liquidificador e saúde! Você pode optar por acrescentar itens como cenoura, limão ou laranja, caso desejar.
Gostou da nossa dica de como aproveitar os benefícios do suco verde? Bora bombar o óxido nítrico!
0 comments