Lifestyle

Receitas para Dia dos Pais: surpreenda no cardápio!

By  | 

O dia dos pais está chegando. Então, que tal fazer um presente original e gostoso pro seu? Aproveite a onda “Masterchef” e vá para a cozinha. Não há maior prova de amor do que cozinhar para alguém especial. E você ainda pode provar para ele (e pro resto da família) que você cresceu  e agora manda bem na cozinha! Que tal? Então prepare as panelas e os utensílios e corre ver nossas receitas para dia dos pais!

receitas para dia dos pais batata doce

A primeira da lista é uma ótima entrada ou até prato principal. E o melhor de tudo: totalmente vegetariana e saudável. A gente sabe que a carne, em excesso, pode prejudicar a saúde. E a gente não quer isso para nossos pais, né? Então, essa é uma das receitas para o dia dos pais do livro Herbirovoraz (Editora Alaúde). É uma refeição completa, com carboidratos, proteínas e vai super bem com uma saladinha.

Batata-doce recheada com creme de milho, grão-de-bico e semente de abóbora torrada
rende 4 a 5 porções

2 batatas-doces
1 xícara de milho cozido
1 xícara de leite vegetal de sua preferência (Se você for alérgico a leite, amendoim ou oleaginosas, use leite de arroz ou de aveia nesta receitas.)
½ xícara de azeite
1 colher (chá) de açafrão em pó
1 colher (chá) de páprica picante
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
sal a gosto
1 xícara de grão-de-bico cozido
semente de abóbora a gosto
manjericão fresco (só as folhas) a gosto

Preaqueça o forno a 180 °C. Coloque as batatas-doces inteiras em uma assadeira e cubra com papel-
-alumínio. Leve ao forno e asse por cerca de 45 minutos. Cheque para ver se já estão cozidas e macias por dentro; se precisar, asse por mais 10 minutos. Enquanto isso, prepare os outros elementos do prato. Em um processador, bata o milho cozido com o leite vegetal, 5 colheres (sopa) de azeite, o açafrão em pó, a páprica, a pimenta-do-reino e sal até obter um creme rústico, com alguns pedaços de milho. Reserve. Em uma frigideira em fogo médio, aqueça o restante do azeite e frite o grão-de-bico até ficar douradinho. Transfira para outro recipiente e reserve. Na mesma frigideira em fogo alto, toste as sementes de abóbora por apenas 2 minutos, mexendo sempre. Reserve. Retire as batatas do forno e mantenha-o ligado. Faça um corte nas batatas no sentido do comprimento, sem separar as duas metades. Aperte-as levemente para criar espaço para o recheio. Disponha o creme de milho, finalizando por cima com o grão-de-bico, as sementes de abóbora e as folhas de manjericão fresco. Leve as batatas de volta ao forno para assar por cerca de 10 minutos e depois sirva imediatamente, ainda quente.

receitas para dia dos pais risoto

Esse é um prato principal caprichado. O nome impressiona, mas o modo de preparo é simples. E o sabor agrada a maioria, sem erro. A dica vem direto da cozinha da marca de arroz Urbano. Afinal, ninguém melhor para falar de arroz, né? São receitas para dia dos pais com um toque italiano.

Risoto Urbano de tomate seco com rúcula
rende 6 porções

500g de arroz arbório Urbano;
200g de manteiga;
10 xícaras de caldo de legumes (2 litros);
100g de tomate seco;
50g de rúcula;
¼ de xícara (chá) de cebola picada (37 g);
1 xícara de vinho tinto seco;
100g de queijo parmesão;
Sal a gosto.

Coloque o caldo de legumes para esquentar em uma panela grande, mantenha o caldo aquecido. Em outra panela em fogo médio, coloque metade da manteiga e refogue toda a cebola. Adicione o arroz Urbano arbório, refogue por um minuto. Coloque o vinho tinto seco, misture e deixe ferver até que todo líquido tenha sido absorvido. Coloque uma xícara do caldo de galinha, o sal e cozinhe, misture bem, sempre em fogo alto. Quando o caldo se misturar ao arroz, adicione mais uma xícara do caldo. Repita este procedimento até adicionar todo o caldo e arroz ficar macio, porém al dente (meio durinho). Acrescente os tomates secos, mexa e experimente o arroz. Se necessário adicione mais sal, cozinhe por mais 5 minutos, desligue e acrescente o restante da manteiga, o queijo parmesão e mexa até incorporar. Finalize com a rúcula picada. Sirva imediatamente. Dá para fazer varioções do risoto como receitas para dia dos pais.

E para terminar em grande estilo, uma sobremesa fácil, refrescante e deliciosa. Aqui a ideia é manter um olho na balança e evitar exagero nos açúcares (olha o diabetes do velhão!). Então separamos uma das receitas para dia dos pais diretamente da equipe do Vigilantes do Peso. Aliás, aproveite e conheça a loja virtual deles. Tem coisas incríveis, com desconto de 15%, até domingo.

receitas para dia dos pais sorbet

Sorbet de limão e manjericão
rende 12 porções

1 1/3 de xíc. de açúcar
2/3 de xíc. de água
1 xíc. de manjericão cortado em tiras
4 xíc. de iogurte natural desnatado
3 c.s. de suco de limão
2 c.c. de raspas de limão

Para fazer o xarope de manjericão, misture 2/3 xíc. de açúcar com a água em uma panela pequena e leve ao fogo até ferver. Reduza o fogo, acrescente o manjericão e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.
Em uma tigela grande, misture o restante do açúcar com o iogurte, o suco e as raspas de limão e misture até o açúcar dissolver por completo. Adicione o xarope de manjericão frio e mexa bem. Coloque a mistura em uma travessa e cubra com filme plástico, bem rente à massa. Leve ao freezer por 2 horas. Retire do freezer e transfira o sorbet para um processador e bata bem. Transfira novamente para uma assadeira e repita o passo anterior. Depois leve ao freezer por 3 horas antes de servir. Cada porção equivale a ½ xíc.

Pronto! Agora você tem o cardápio completo para impressionar a família no próximo domingo. E as receitas ainda podem ser testadas em outras ocasiões. Afinal quem não gosta de comer bem? E se sobrar um tempo depois do almoço, você ainda pode levar o paizão para um passeio por Sampa. Siga nossas dicas!

E você? Quais as suas receitas para dia dos pais prediletas?

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: