Moda & Beleza

Vestido de Noiva: Descubra o modelo certo para a sua festa!

By  | 

Casamentos são momentos únicos. A comemoração do amor entre duas pessoas é algo que deve ser lembrado para sempre. E claro que o vestido de noiva é um dos personagens principais desse dia especial. Mas como descobrir qual o modelo mais adequado para sua festa? Por isso, conversamos com a estilista de noivas Carol Hungria para ajudar na escolha certeira para arrasar no grande dia. Siga as dicas e divirta-se muito!

vestido de noiva carol hungria para praia vestido de noiva carol hungria para praia

Festa na praia de dia
A regra aqui é conforto, leveza e elegância. A praia pede por modelos fluídos, esvoaçantes. Escolha aqueles feitos de um tecido como a mousseline de seda ou o crepe de seda. Isso ajuda a dar sensualidade e movimento. A renda também faz um efeito bem bonito, principalmente se for uma com aspecto mais rústico, como a guipure, ou até um tule bordado.

Vá com cuidado no brilho. Uma opção é salpicar pérolas, que dão um toque sofisticado, sem ficar over. Uma boa opção aqui é usar uma cauda, mais curta. Ela ajuda a deixar o vestido de noiva mais majestoso. Praia lembra calor, então você pode usar um decote mais generoso, costas de fora ou até uma fenda. Nas mangas, as curtas ou uma franja delicada, mas nada de 3/4 ou comprida. Se a festa for no final do dia, você pode incorporar algum brilho ao look, já que a festa deve rolar durante a noite. E claro que aqui, a manga pode ficar um pouco mais longa, com transparência.

Sobre o véu, tanto de dia quanto de tarde, dá para usar um véu mais liso, de tule francês. Ou se você quer se diferenciar, uma mantilha bem delicadinha com o comprimento passando pelo menos um pouquinho da cauda. No cabelo, flores de tecido ou naturais, ou um broche lateral. E não esqueça de sapatos com salto mais grosso, para dar sustentação ao caminhar na areia.

vestido de noiva carol hungria para noite vestido de noiva carol hungria para noite

Festa noturna, ao estilo black tie:

Festa black tie tem que ter brilho no vestido de noiva. Lembre-se que suas convidadas vão abusar do brilho, então você precisa se destacar.  Um modelo um pouco mais rodado é interessante. Se a noiva não curte o estilo, esqueça o tipo princesa, ou muito volumoso. Vá de saia em evasê, com um volume bonito que mostre “presença”. Caso a noiva prefira um semi sereia ou algo mais ajustado, valorize com uma renda mais bordada, ou uma cauda removível. Valorize os tecidos mais encorpados, como o cetim duchese, a zibeline, o tafetá e o gazar.

Cuidado com os decotes, para não exagerar, principalmente em casamentos com rituais religiosos. Mangas de noite são chiques e valorizam o vestido. Abuse de acessórios brilhantes no cabelo e penteado preso. O véu pode ser uma mantilha com barrado, em renda, bordada. Os tipos de renda para esse casamento são as mais encorpadas, que aparecem mais.

vestido de noiva carol hungria casamento em casa vestido de noiva carol hungria casamento em casa

Festa em casa, com os amigos:
Aqui a intenção é reunir poucas pessoas, próximas, para celebrar. Nesse caso um modelo mais sequinho, com um caimento leve, em tecidos como o crepe, a mousseline, o cetim chanel. Uma silhueta mais natural e que fique um pouco mais próximo ao corpo da noiva, sem volume. Ouse com um drapeado, talvez um detalhe em renda, ou só uma faixa bordada. Procure dar destaque em um detalhe.

Evite a cauda, que pode ser demais em um ambiente menor e intimista. Use um buque mais minimalista e um penteado mais natural. O solto, com um pente lateral, fica elegante e moderno. Aqui vale brincar com as cores, mas o branco ainda ganha disparado.

vestido de noiva carol hungria para o campo vestido de noiva carol hungria para o campo

Festa no campo:
São casamentos que lembram muito os casamentos na praia. São ocasiões mais despojadas, que pedem um vestido mais fluido, em um tecido mais esvoaçante. Evite muito volume. Um vestido de noiva mais semi sereia, ou um fluido com saia mais evasê. O contexto pede um visual mais rústico, talvez com um bordado de pérolas. Rendas e algum detalhe brilhante são bonitos de acordo com o horário da festa. Dependendo da região, uma manga comprida, bem trabalhada, pode valorizar o visual.

Decotes são aprovados no campo e as cores são mais democráticas. Você pode ir do marfim, aos tons pastel. Não se esqueça: sapato de salto grosso e com menos detalhes, pois é uma festa no campo, ok?

vestido de noiva carol hungria curto vestido de noiva carol hungria curto

Casamento no civil ou com juiz de paz:
Aqui é para quem deseja fazer algo simbólico, para marcar a união. São festas em que os noivos vão ao cartório e depois seguem para um almoço ou jantar. Ou ainda chamam o juiz de paz em casa. Nessas ocasiões esse vestido não precisa ser tão simples. Dá para ter renda, com uma manga comprida. Ou ainda uma saia mais aberta, toda de tule. Algo bem divertido em cima, com um decote ou aplicação de bordado. O vestido de noiva pode ser curto. É um modelo mais prático, confortável e que se adapta em várias ocasiões.

O sapato pode ser colorido, ou até metalizado. Nas cores do vestido, cuidado para não exagerar e perder o “visual de noiva”. O cabelo pode ser solto, com make mais leve. Ou prender em um penteado mais simples, com um pente ou coque despojado.

Agora que você já sabe como escolher seu vestido de noiva, é só aproveitar a festa. E muita felicidade!

Veja aqui os melhores arranjos de cabeça para cada ocasião!

Erisson Rosati é jornalista, especializado em moda e beleza. Já atuou em grandes veículos como Portal IG, TOP Magazine e Cabelos e Cia. É assessor de imprensa e professor de cursos livres da Universidade Belas Artes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *